Faculdade de Farmácia: uma faculdade dinâmica e em crescimento

A Sessão Comemorativa do Dia da Faculdade de Farmácia da UC contou com a conferência “Segurança Alimentar e Saúde”, por Pedro Portugal Gaspar, Inspetor Geral da ASAE.

MC
Marta Costa
29 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Anfiteatro Caetano de Santo António reebeu a sessão comemorativa do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Para além da entrega dos prémios de mérito a estudantes que concluíram os cursos em 2020 e 2021 e um reconhecimento a docentes aposentados ou jubilados em 2020 e 2021, a sessão contou com a conferência "Segurança Alimentar e Saúde", proferida pelo inspetor geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

O diretor da FFUC, Fernando Ramos destacou a investigação e internacionalização como alguns dos pontos fundamentais na FFUC hoje. Com o crescimento no número de estudantes, de 1 189 em 2009/10 para os atuais 1 642, a FFUC também tem aumentado o número de cursos - são hoje leccionados nove cursos conferentes de grau na faculdade e Fernando Ramos anunciou que foram submissão dois novos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

O reforço do corpo docente e técnico é "urgente", de acordo com o diretor, que defende a necessidade de "reforçar e rejuvenescer, em quantidade e em qualidade". Garantindo que "não haverá um recurso da UC que deixe de funcionar por falta de pessoas", o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, lembrou a necessidade de equilíbrio e que não se podia garantir "rapidez nos processos". O "conhecimento e saúde" foram também sublinhados por Fernando Ramos como pontos fundamentais da e para a cidade. Por isso, deixou a sugestão de trazer para Coimbra a sede do Observatório de Saúde Global, algo que "honrará Coimbra e o País".

"A FFUC tem o seu caminho, que tem sido positivo", lembrou o Reitor da UC. "Iremos reforçar e ajudar, e esperar que faça muitos séculos, com dinamismo instalado e sem entrar em ideias de derrotismo e estagnação", afirmou Amílcar Falcão. "Tenho muito orgulho na minha faculdade".

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: