FCTUC recebe cerca de 500 estudantes do Ensino Secundário para promover as tecnologias e engenharias

Girls In ICT Day decorre no âmbito da 5.ª edição do programa Engenheiras por Um Dia, de que a Universidade é parceira.

Marta Costa
27 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Cerca de 500 os estudantes do Ensino Secundário estiveram de visita à Universidade de Coimbra (UC) no âmbito do programa Engenheiras por Um Dia. Dezoito laboratórios de engenharia e tecnologia do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (DEI/FCTUC) abriram as portas e as atividades aos estudantes. A ideia passa por "apresentar iniciativas e projetos muito práticos, onde os alunos conseguem ver, perceber e pôr um bocadinho as mãos na massa", explica a docente do DEI/FCTUC, Catarina Santos.

Da realidade virtual a um sistema para detetar o envelhecimento do cérebro, as atividades propostas são "um conjunto muito diversificado em termos digitais". De acordo com Catarina Santos, esse era também o objetivo, "e assim tocar mais pessoas". "As pessoas que aparecem aqui são muito heterogéneas, de uma área geográfica alargada, por isso o objetivo é conseguir pôr, em cada uma, o bichinho da tecnologia, e no futuro tenhamos mais pessoas a trabalhar em tecnologia", defende a docente.

Eis o que pode fazer:

Visitar laboratórios e participar em atividades práticas ao longo do dia foram as propostas da iniciativa que tem como objetivo “abrir as portas à comunidade, aos e às estudantes, em especial para promover as áreas TIC junto de jovens mulheres", sublinha a Vice-Reitora para a Inovação da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas. "É muito importante para a UC associar-se a estes eventos", acrescenta a Vice-Reitora, "por encorajar as Jovens Mulheres a prosseguirem estudos e carreiras na área da ciência e tecnologia, diminuindo as clivagens de género do setor”.

O evento, inserido na 5.ª edição do programa Engenheiras por Um Dia, teve lugar a 27 de abril, no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Em 2022, o tema do Dia das Jovens Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação é «Acesso e Segurança», destacando a importância do acesso seguro e fiável às ferramentas digitais.

Sobre o programa Engenheiras por Um Dia

O Programa Engenheiras Por Um Dia é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 84 entidades parceiras (11 das quais municípios), 48 escolas básicas e secundárias e 19 instituições de Ensino Superior. Tem como missão promover, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

Desde a sua criação, em 2017, o Programa Engenheiras Por Um Dia já chegou a mais de 10000 dos ensinos básico e secundário, em mais de 400 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria. O Programa está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030.