FDUC celebra 186 anos a unir forças entre os docentes e discentes

A sessão solene do 186.º aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra decorreu a 7 de dezembro.

07 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Estudantes, docentes e funcionários reuniram-se para celebrar os 186 anos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

“As raízes da nossa Faculdade devem procurar-se não apenas no ano de 1936, mas antes, nos estudos das leis e de cânones que existiram desde o início da Universidade”, explica o Diretor da FDUC, Jónatas Machado.

Durante a sessão de abertura, a direção da FDUC desejou que o dia fosse de alegria, esperança e gratidão a toda a comunidade e destacou o compromisso incansável de todos com a Faculdade e com o sucesso da sua missão académica, científica, pedagógica e social.

“Nunca é demais celebrar a perenidade de uma instituição”, revela Jónatas Machado “a qual devemos uma boa parte do nosso plano de vida e mesmo da nossa identidade”.

“Coesão” é a palavra que, segundo o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, define a Faculdade de Direito. A união entre a comunidade académica faz da FDUC “uma escola de cultura de grande respeito, tratando com especial carinho os aposentados, a quem tanto devemos", defende.

Na sessão comemorativa do aniversário da FDUC, o Vice-reitor para as Relações Internacionais não pôde deixar de destacar os números da Faculdade no que toca à mobilidade estudantil. O ano letivo 21/22 foi “o melhor de sempre”, tendo a Faculdade registado um “aumento de 59% no número de estudantes incoming”.

João Nuno Calvão da Silva destacou ainda o papel do Instituto Jurídico e dos demais centros de investigação “que prestigiam ainda mais o nome da Faculdade”. A FDUC “não fica parada no tempo”, defende. “É uma Faculdade que se reinventa, se adapta e que não deve perder o norte de prestígio que foi marcando várias gerações”, conclui o Vice-Reitor.

O dia foi marcado por várias conferências, entre as quais, "As Relações Económicas, Energéticas e Culturais entre a Alemanha e Portugal no Quadro da União Europeia e da Guerra na Ucrânia", proferido por Ludwig Blaurock, em representação da Embaixadora da Alemanha em Portugal, Julia Monar.

Reveja aqui a cerimónia do Dia da Faculdade de Direito:

Eis o que pode fazer: