Federação Portuguesa de Judo e Confederação Brasileira de Judo na UC

O estágio internacional vai até finais de agosto.

31 julho, 2020≈ 4 mins de leitura

© DR

Os atletas da Federação Portuguesa de Judo e os atletas da Confederação Brasileira de Judo estão atualmente, e até finais de agosto, a efetuar os seus treinos no Estádio Universitário de Coimbra.

O Vice-Reitor António Figueiredo, responsável pelo pelouro do Desporto, esteve ontem, dia 30 de julho, presente num dos treinos do Estágio Internacional de Judo, a quem se juntou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, e o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes.

Nas palavras que proferiu aos atletas presentes no Estágio, o Vice-Reitor destacou o trabalho que a Universidade tem feito para criar condições para a prática desportiva e, sobretudo para a conciliação entre a carreira académica e desportiva, tendo inclusive um programa direcionado para os estudantes atletas da Universidade de Coimbra (UC). Terminou desejando a todos os atletas uma ótima estadia em Coimbra e votos de muito sucesso.

Também no passado dia 28 de julho o Vice-Reitor recebeu na UC a Federação Portuguesa de Judo, representada pelo Presidente Jorge Fernandes, e a Confederação Brasileira de Judo, representada pelos Chefes de Delegação Ney Wilson e Katherine Campos.

De acordo com as palavras de António Figueiredo, “O posicionamento do desporto na missão da UC assume uma importância estratégica, razão pela qual temos muito gosto em acolher a Federação Portuguesa de Judo e a Confederação Brasileira de Judo no Estádio Universitário para um estágio de médio/longo prazo. A UC nunca descora a possibilidade de fazer aprendizagens com entidades externas de forma a fomentar e/ou melhorar práticas que auxiliem, de forma sustentada, a organização dos quotidianos dos nossos estudantes atletas.

A visita realizada ao património histórico da UC enquadra-se numa ação de cortesia e de demonstração do valor material e imaterial da UC, sempre tão querido nos países lusófonos.”

Esta iniciativa foi enaltecida por todos os convidados como salienta Jorge Fernandes que “em nome da Federação Portuguesa de judo agradece a forma como a delegação brasileira foi recebida e pelo acompanhamento dado pelo Senhor Vice-Reitor António Figueiredo. Foi uma honra para mim como conimbricense ver a Universidade de Coimbra receber a principal equipa de judo do Brasil e a forma como foi tratada ao longo da visita por toda a gente da Universidade, muito obrigado a todos. Coimbra e a sua Universidade saem mais uma vez altamente prestigiadas.”

Por sua vez Ney Wilson destaca “o privilégio de sermos recebidos pelo Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, António Figueiredo. Foi uma honra ter a oportunidade de visitar esse patrimônio da humanidade, que é o berço do conhecimento, da cultura e da ciência, uma referência no mundo. Foi uma manhã repleta de aprendizado. O judo brasileiro agradece por mais essa oportunidade ofertada pela Federação Portuguesa de Judo e à recetividade ofertada pela Universidade de Coimbra” e Katherine Campos afirma “Fiquei encantada com as instalações, a aula cultural e a história da Universidade. Além de ficar muito feliz por saber que existe uma relação histórica entre o Brasil e a Universidade de Coimbra. Obrigada pela oportunidade!”.