Feira do Livro Arqueológico no Palácio de Sub-Ripas

12 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Publicações próprias, livros e revistas na área da arqueologia, tudo a preços acessíveis para todos. A Feira do Livro Arqueológico realiza-se até 16 de janeiro no Palácio de Sub-Ripas.

A iniciativa decorre “há inúmeros anos”, conta Raquel Vilaça, responsável pela Feira do livro arqueológico. De acordo com a docente do departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) “justifica-se que a feira seja feita todos os anos porque cumpre três objetivos”: “a divulgação do que se vai fazendo em termos de investigação” é, para Raquel Vilaça o motivo “mais importante e a base da feira”.

“Tem ainda a vantagem de fazer algum dinheiro com as vendas, o que é importante para publicar mais no futuro”, continua a docente da FLUC. Finalmente, Raquel Vilaça destaca o facto de, ao fazer a feira, liberta algum espaço no Palácio de Sub-Ripas, onde funciona a Arqueologia, “porque estamos praticamente no limite dos limites”.

Na Feira do Livro Arqueológico podem encontrar-se “fundamentalmente três tipos de publicações”. As publicações próprias, como livros publicados por docentes e colaboradores, ou a revista Conímbriga, do departamento, são o motivo que esteve “na base da ideia de fazer a feira”. A um preço simbólico estão também exemplares repetidos de livros ou revistas do departamento. Finalmente, e em menor escala, livros em segunda mão. “Tudo isto destinado não só a alunos e investigadores e interessados por arqueologia aqui de Coimbra, mas também a encomendas que nos chegam a nível nacional”.

“Continuamos a fazer a feira como uma iniciativa com resultados muito positivos”, conclui Raquel Vilaça.