FEUC acolhe 6.ª edição da Cátedra OIT

A iniciativa tem lugar a 16 de maio.

FF
FEUC
15 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

No próximo dia 16 de maio, pelas 16h00, a Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)recebe a 6.ª edição da “Cátedra Organização Internacional do Trabalho” (Cátedra OIT), que é o corolário da inédita Simulação da Conferência Internacional do Trabalho realizada na Universidade de Coimbra. Ao abrigo da “Cátedra OIT”, a FEUC tem vindo a acolher, desde 2018, especialistas e quadros técnicos com experiência nos temas chave da OIT com o propósito de estimular a partilha de saberes em áreas de interesse comum à FEUC (seus cursos e centros de investigação) e à OIT.

A OIT é uma agência especializada das Nações Unidas, composta por representantes de governos, empregadores e trabalhadores. Foi criada em 1919 e é responsável pela elaboração e aplicação de convenções e recomendações internacionais sobre o trabalho.

Nesta 6.ª edição são valorizados dois temas: “Convenção do trabalho marítimo” e “Emprego jovem”. O primeiro tema, analisado no seminário “A «bill of rights» for seafarers: 10 years of the entry into force of the ILO's Maritime Labour Convention, 2006”, explora a singularidade da Convenção do Trabalho Marítimo que a torna única no contexto do sistema de Normas Internacionais do Trabalho. Este seminário é da autoria de Sofia Amaral de Oliveira, especialista do Departamento de Normas Internacionais do Trabalho - Setor Marítimo, da sede na OIT em Genebra.

Por sua vez, o tema do emprego jovem é analisado no seminário “ILO's response to the global youth employment challenge”, onde se destacará o impacto das crises no emprego jovem, em particular ao longo dos últimos anos. Este seminário é da autoria de Maria Prieto, especialista do Departamento de Política de Emprego da OIT.

Mais informações sobre resumos e curricula dos oradores encontram-se disponíveis na página da FEUC em: https://www.uc.pt/feuc/destaques/6-edicao-da-catedra-oit/

Partilhe