FEUC acolhe Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais

No presente ano a detentora da Cátedra é Rosalva Aída Hernández, professora e investigadora sénior do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) da Cidade do México.

FF
FEUC
21 março, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Nos próximos dias 22 e 25 de março decorrem no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) duas importantes iniciativas realizadas ao abrigo da “Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais”.

A Cátedra em apreço homenageia o Professor Catedrático Jubilado da FEUC e Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra pela sua vasta obra nos domínios da sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, entre outros.

Em cada ano, a Cátedra é detida por um/a cientista social de dimensão internacional, cujo trabalho dialogue com temáticas e linhas de investigação da obra de Boaventura de Sousa Santos. Na edição deste ano, a detentora da Cátedra é Rosalva Aída Hernández, professora e investigadora sénior do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) da Cidade do México. Rosalva Aída Hernández tem como principais áreas de interesse os estudos étnicos, a antropologia jurídica e política, os feminismos pós-coloniais e a pesquisa ativista. O seu trabalho académico tem contribuído para promover os direitos indígenas e das mulheres na América Latina e os vários livros que publicou refletem essas mesmas preocupações.

Na FEUC são duas as atividades dinamizadas pela professora Rosalva Aída Hernández. No dia 22 de março, pelas 15h00, no Auditório, profere o seminário “Hacia la Descolonización del Feminismo: Diálogos de saberes y construcción de alianzas anticapitalistas y anti-racistas”. Por sua vez, no dia 25 de março, pelas 15h00, também no Auditório da FEUC, profere a aula magistral “Los feminismos descoloniales ante las violências extremas”.

Em linha com as múltiplas distinções e formas de reconhecimento internacional da obra e do trajeto intelectual de Boaventura de Sousa Santos, a Cátedra com o seu nome prestigia a FEUC, que a promove, bem como o CES e a Universidade de Coimbra.

Partilhe