FEUC acolhe conferência internacional sobre sistemas de pensões

A iniciativa decorre nos dias 8 e 9 de setembro.

FF
FEUC
08 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Nos dias 8 e 9 de setembro decorre, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a Conferência Anual da European Network for Research on Supplementary Pensions (ENRSP), subordinada ao tema “The Retirement Challenge – Work and Age”.

Trata-se de um importante evento internacional que tem por missão promover a investigação de excelência sobre todos os aspetos da provisão de pensões, através da criação de um ambiente independente em que académicos e outros especialistas possam partilhar conhecimentos e experiências sobre a provisão de pensões em todo o mundo.

O desafio da reforma e a relação entre trabalho e reforma são temas centrais e serão abordados com especial atenção na conferência.

No primeiro dia, após as boas-vindas do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, analisam-se, entre outros temas, as pensões de reforma na Europa, recomendações da Comissão Europeia, ou os impactos da cultura sobre os sistemas de pensões, assim como a relação entre o mercado laboral e as pensões e uma menção a marcos legislativos praticados em distintos contextos. As questões intergeracionais, os processos de acumulação de rendimentos ou os fatores que inferem nas decisões de adiamento da reforma são outros dos temas abordados no segundo dia da iniciativa.

O evento, acolhido pela FEUC, evidencia as preocupações que estas temáticas (da economia e política sociais, dos sistemas de pensões e segurança social ou, em escala mais ampla, dos reptos lançados ao Estado Social) têm na Faculdade e nos centros de investigação que lhe estão associados, como o Centre for Business and Economics Research (CeBER).

Partilhe