FEUC assina protocolos com Previdência Portuguesa e CPCJ de Coimbra

FF
FEUC
18 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) assinou recentemente protocolos com A Previdência Portuguesa, Associação Mutualista, e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra. Inseridos na “Rede Parceiros” da FEUC, os protocolos têm por objetivo a dinamização de um programa de estágios curriculares acessível aos estudantes de mestrado da FEUC.

A Previdência Portuguesa – Associação Mutualista (APP) é uma Associação Mutualista fundada em 1929 que gere e presta serviços de complementaridade à Segurança Social nas áreas da Poupança, Vida, Saúde, Educação e Apoio Social aos seus Associados e familiares. Abrange uma comunidade com cerca de 6 mil associados, orientada pelos valores mutualistas de solidariedade e participação associativa, responsabilidade, sustentabilidade social e consolidação da Economia Social e do Terceiro Setor. A APP atribui a possibilidade de realização de estágios curriculares aos estudantes dos mestrados em Economia, Contabilidade e Finanças, Gestão e Marketing.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra- CPCJ de Coimbra, por seu lado, dedica-se à proteção das crianças e jovens, acompanha, apoia, supervisiona e proporciona formação especializada aos seus técnicos. O modelo de proteção de crianças e jovens apela à participação ativa da comunidade, numa relação de parceria com o Estado, concretizada nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens - CPCJ, capaz de estimular as energias locais no estabelecimento de redes de desenvolvimento social. A CPCJ acolhe estágios curriculares de estudantes do mestrado em Sociologia.

A Rede Parceiros FEUC conta com um total de 75 parceiros, entre entidades empresariais, públicas, privadas e do terceiro setor, assim como unidades de investigação. A participação nesta rede valoriza e assegura mecanismos facilitadores do contacto dos estudantes com o meio envolvente e sua inserção profissional futura, com vantagens recíprocas para as entidades envolvidas.

Com esta iniciativa, promove-se a familiarização dos estudantes da FEUC com a realidade profissional enquanto elemento fundamental da formação e inserção na vida ativa. Simultaneamente, estimula-se a partilha de conhecimentos, fomenta-se uma oferta integrada de soluções com o intuito de dar resposta às necessidades de formação e de seleção de profissionais sentidas pelos parceiros e contribui-se para os processos de melhoria contínua da oferta letiva da FEUC.