FEUC celebra 50 anos e "augura mais cinco décadas felizes"

Na sessão comemorativa de aniversário, foram recordados os momentos mais importantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e lançados desafios para os próximos 50 anos.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
05 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Criada a 2 de dezembro de 1972, os primeiros anos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) "foram tempos de rutura e de grande esperança num país novo", recordou o diretor da FEUC, Álvaro Garrido. Na sessão comemorativa dos 50 anos da FEUC, "um dia pleno, cheio de emoções", o responsável evocou "o percurso que a escola fez até aqui, augurando-lhe mais cinco décadas felizes."

"Temos resultados muito positivos no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior e estamos a trabalhar para aumentar o número de vagas em alguns cursos", avançou Álvaro Garrido. "São várias as reformas em andamento, nomeadamente a acreditação internacional dos cursos", acrescenta o diretor da FEUC. Um dos outros objetivos da faculdade para o futuro "reside no aumento de interação da FEUC com o meio empresarial da região e do País."

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, considera que a reforma curricular e pedagógica é um dos maiores desafios que a UC e todo o Ensino Superior enfrentam atualmente. "Temos de nos adaptar, especialmente agora, depois da pandemia, e acompanhar a evolução dos tempos ", defende Amílcar Falcão.

Ir ao encontro dos interesses dos jovens e ter em atenção as alterações no mercado de trabalho, "num momento em que se sabe que há empregos que não existem e que vão existir, outros que existem e que vão deixar de existir" é algo necessário, acredita o Reitor da UC. "As competências têm de ser o pilar fundamental da formação" porque "mais do que um diploma, as empresas e os empregadores de hoje em dia procuram quem saiba fazer", conclui.

A sessão comemorativa de aniversário da FEUC contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e com a intervenção da Comissária Europeia, Elisa Ferreira. Convidada para proferir a conferência "Território e desenvolvimento económico", Elisa Ferreira parabenizou a FEUC "reiterando o seu papel fundamental como espaço de liberdade, centro de produção e difusão de conhecimento, de interação com a sociedade, de plataforma para o resto do mundo, assim ajudando a pensar e sobretudo a transformar a realidade."

Reveja aqui a sessão comemorativa dos 50 anos da FEUC

Eis o que pode fazer:

Sob o mote "50 anos a construir o futuro", as atividades comemorativas prolongam-se por um ano. No âmbito das celebrações, está prevista a publicação de um livro sobre a história da FEUC. A programação completa dos 50 anos da Faculdade de Economia está disponível aqui.