FEUC lança n.º 7 do MIL FOLHAS, Boletim da Biblioteca

FEUC
21 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© FEUC

O número 7 do MIL FOLHAS, publicação quadrimestral do Conselho da Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), coordenado por Carlos Fortuna, professor catedrático jubilado da FEUC, tem o seu lançamento quinta-feira, dia 23 de março, às 17h00, no espaço da Biblioteca da FEUC.

Este Boletim da Biblioteca tem vindo a refletir, desde a sua génese, sobre a importância, como lhe chama Carlos Fortuna, de um território tripartido composto por “3Ls”: O Livro, a Leitura e o Lugar da Biblioteca. O nº 7 confere destaque ao livro digital e ao seu confronto com o livro impresso, a partir do texto do Manuel Portela, da Faculdade de Letras, exercício que é complementado por uma auscultação junto dos presidentes dos núcleos de estudantes, a qual é devidamente sistematizada por Rita Martins, docente da FEUC.

Desta edição consta também um texto de apresentação da função e recursos da Hemeroteca Municipal de Lisboa, da responsabilidade de Fernanda Ruivo e Vanessa Albino, autoras que colocam em evidência um acervo documental que se distingue pela sua antiguidade, extensão e valor informativo, literário e histórico. De igual modo, Ana Serôdio, bibliotecária da FEUC, lembra oportunamente a importância do ano de 2022, um marco no regresso à normalidade, traduzido num restabelecimento do acesso livre às estantes, no termo do fim à quarentena dos livros emprestados e na retoma de horários alargados. Por fim, o MIL FOLHAS encerra com uma análise de várias sugestões pedagógicas de leitura.

Além das intervenções de Carlos Fortuna, coordenador do boletim, e de Álvaro Garrido, diretor da FEUC, a sessão – que decorrerá na biblioteca e será igualmente transmitida online no link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97532461338 – contará ainda com intervenções de vários dos colaboradores deste número.

O MIL FOLHAS promove uma reflexão aberta sobre o lugar das bibliotecas, dos livros e da leitura.