Filme colaborativo Vertere estreia nos Equality Days

O filme, produzido pela Ponto Criação, é uma criação colaborativa da comunidade da Universidade de Coimbra no âmbito do Projeto Equal STEAM, promovido pela Reitoria da UC, e conta com o apoio institucional do LIPA.

Marta Costa
29 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR | Ponto Criação

Um filme “em certa medida experimental, que transita entre ficção e documental, e que parte de uma reflexão conjunta dos participantes sobre vivências e experienciações no contexto académico e na forma como alguns preconceitos ou desigualdades no acesso a determinadas áreas podem dificultar uma comunicação conjunta plena”. Com a coordenação da docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), Luísa Neves Soares, Vertere – o ser em (des) construção estreia durante os Equality Days da UC.

“O filme procurou dar resposta à premissa STEAM que junta ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, num modelo alternativo de conhecimento”, explica Luísa Neves Soares. Ao partir do prisma da igualdade "num modelo alternativo de conhecimento, ao procurar os espaços e as pessoas onde todas estas áreas se desenvolvem na UC para as relacionar através das imagens, sons e narrativas poéticas" Vertere torna-se um "objeto fílmico colaborativo que olha para o todo a partir do prisma da igualdade".

Com a duração de 50 minutos, o filme contou com a participação de cerca de sete dezenas de pessoas, de 14 nacionalidades, e que conta com uma equipa nuclear onde 70 por cento são mulheres, acrescenta a coordenadora. Luisa Neves Soares sublinha ter sido "um desafio aliciante construir um filme num período de tempo tão curto", mas com um "forte envolvimento de pessoas". A responsável revela que a "ampla participação da comunidade UC", envolveu estudantes e investigadores "mas também a própria UC, nos seus múltiplos departamentos, laboratórios, museus, unidades orgânicas e responsáveis".

A estreia está marcada para 31 de maio, pelas 19 horas, no Auditório Laginha Serafim, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Vertere – o ser em (des) construção é um trabalho de Arianna Angioli, Axelle Ribeiro, Inês Santos, Joana Silva Ferrajão, José Gonçalves, Luisa Neves Soares, Matilde Meireles, Pedro Sousa Raposo e Silvia Carballo.

Para conhecer melhor o projeto, veja a página em www.uc.pt/equal.steam/atividade15

Mais informações sobre os Equality Days aqui. Conheça o projeto Equal Steam em www.uc.pt/equal.steam

Eis o que pode fazer:

Sinopse:

"Milhares de pessoas partilham e dão sentido ao mesmo espaço. Todos os dias. Na urgência de pensar a vertigem e os lugares que cada um tenta ocupar, emergem pistas para novas perguntas, topografias urbanas e humanas, múltiplas áreas do saber que se cruzam e complementam, oportunidades em aberto, tetos por abrir e premissas por desconstruir. Nas fronteiras entre corpos que se estranham ou reconhecem, encontramos, porém, a energia que serve o movimento e a mudança conjunta.
Vertere, "girar", "mover", “mudar” é o verbo que denuncia uma viagem pelo universo da Universidade de Coimbra, partindo de um conjunto de entrevistas a estudantes e investigadores de diferentes áreas. Através do seu olhar, aspirações e expectativas, descobrimos novos lugares e pontos de partida, um veículo para refletir sobre as questões de género, a ciência e o outro."

Filme produzido pela Ponto Criação numa criação colaborativa com a comunidade UC e no âmbito do Projeto Equal STEAM promovido pela Reitoria da Universidade de Coimbra. Apoio institucional LIPA.