FLUC apresenta espetáculo em homenagem a Antonio Tabucchi

A sessão tem lugar na quinta-feira, dia 10, às 18h30, no Teatro Paulo Quintela, e a entrada é livre.

08 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© DR

No próximo dia 10 de novembro, pelas 18h30, o Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) recebe o espetáculo "Antonio Tabucchi, um retrato" que faz uma revisitação sobre a obra e percurso do escritor italiano.

O espetáculo faz uma leitura encenada com excertos de livros do escritor, a partir de um enquadramento crítico de Rita Marnoto, docente da FLUC, e execução de um programa musical inédito ao vivo. A artista italiana Alice Lenaz improvisa, ainda, durante o espetáculo, uma action painting. O evento é uma oportunidade para conhecer ou aprofundar a obra deste grande escritor, que representa uma ponte e um elo de ligação entre a Cultura Italiana e Portuguesa.

Antonio Tabucchi, que faleceu, em Lisboa, há dez anos, tinha uma longa ligação com Portugal e era considerado um dos nomes maiores da literatura italiana e um especialista em Fernando Pessoa. Tabucchi recebe agora uma homenagem com formato multicultural, numa iniciativa da Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri, em parceria com a Faculdade de Letras e com o Conservatório do Porto.

Tabucci nasceu em Pisa, em 1943, estudou línguas e filosofia, antes de decidir viajar pela Europa. Em Paris, na Sorbonne, descobriu uma coletânea de poemas de Fernando Pessoa, por cuja obra se apaixonou, decidindo estudar português para melhor compreender o poeta. Conhecia Portugal desde os 22 anos e considerava-o o seu "país de adoção".

A entrada é livre.

Partilhe