FLUC promove curso de verão sobre Estudos Medievais

A formação vai abordar temáticas como Coimbra medieval, compreensão das fontes medievais, testamentos e documentos necrológicos e abordagens digitais às fontes medievais.

08 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

Nos dias 17 e 24 de junho e 1, 8, 15 e 16 de julho, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) promove um curso de verão sobre Estudos Medievais. O COMMEMORtis - O que sobrevive depois da morte na cidade medieval? Das fontes medievais às humanidades digitais é um curso de formação destinado a docentes do ensino básico e secundário, a estudantes do ensino superior e a todos os interessados em Estudos Medievais.

Dividida em cinco módulos, a oferta do curso passa por temáticas como contextos historiográficos, Coimbra medieval, a compreensão das fontes medievais, testamentos e documentos necrológicos e abordagens digitais às fontes medievais. No dia de encerramento, a 16 de julho (sábado), entre as 10h00 e as 17h00, vão decorrer também visitas, ateliers e um passeio interativo pela cidade.

Organizado pelas professoras da FLUC Maria Amélia Campos e Ana Isabel Ribeiro, o COMMEMORtis conta com intervenções de vários docentes do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, como Maria José Azevedo Santos, Maria Helena da Cruz Coelho, Rosário Morujão e Saul Gomes.

O curso é acreditado para progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 - CCPFC/ACC-115405/22 (30 horas).

As inscrições podem ser feitas através do e-mail commemortis@gmail.com.

A programação completa e os valores da inscrição estão disponíveis aqui.