FPCEUC celebra 42 anos de uma "trajetória de auto afirmação assinalável"

A sessão solene do 42.º aniversário da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra decorreu a 8 de novembro.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
Ana Bartolomeu
08 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) tem percorrido, ao longo dos seus 42 anos, uma "trajetória de auto afirmação assinalável que concretiza a visão dos fundadores no que se refere à sua missão educativa, de criação de conhecimento e de inovação social". De acordo com a diretora da FPCEUC, Maria Paula Paixão, "o esforço que tem vindo a ser desenvolvido deve-se ao desiderato que devemos assumir, como uma das melhores entre as suas congéneres".

Entre os vários desafios que a Faculdade enfrenta atualmente, a diretora da FPCEUC relembrou a necessidade de renovar os quadros da faculdade. Também a renovação da oferta formativa, o investimento em projetos de investigação com caráter inovador, a formação contínua ou iniciativas de autorregulação da atividade profissional foram destacadas pela responsável como prioridades para o futuro. "O trabalho disciplinar e interdisciplinar é contínuo e intenso", realçou. Também as obras no edifício 2 da FPCEUC e a procura de espaços alternativos para a atividade da faculdade foram assinaladas.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sublinhou que, da parte da Reitoria, "estamos atentos e procuramos responder, criar as melhores condições possíveis para as unidades orgânicas, à Universidade em geral e às pessoas em particular". Quanto à "parte pedagógica", Amícar Falcão, referiu que é necessário realçar as "oportunidades". O envelhecimento do corpo técnico e docente deve também ser uma "oportunidade de olhar para os próximos 20 anos e ver o que queremos da nossa Universidade, faculdades, departamentos e cursos".

A Vice-presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC), Beatriz Caetano, destacou que a FPCEUC tem sido uma "casa de história e de excelência" e, ao longo de 42 anos de existência, mantêm-se "a casa de acolhimento e a segunda casa de tantos estudantes". "Ser aluno da FPCEUC é ter uma porta para o futuro", sublinhou a dirigente estudantil.

Durante a sessão solene, Beatriz Caetano revelou a intenção da FPCEUC, em conjunto com o NEPCESS/AAC, de promover um prémio "dedicado a estudantes que se envolvam ativamente em diferentes atividades ou associações no âmbito académico, desportivo, cultural ou social e consigam, aliado a isso, manter um bom desempenho escolar". O projeto, "em criação", vai ser divulgado em breve.

Durante a sessão solene foram ainda homenageados elementos do corpo técnico que se reformaram no último ano. As melhores comunicações das Mostras de Doutoramento em Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social receberam também uma distinção, e houve ainda um momento de entrega de prémios aos melhores e às melhores estudantes da FPCEUC no último ano.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra

Eis o que pode fazer: