Fragmentos da realidade na exposição "What his eyes saw" patente no Colégio das Artes da UC

A exposição, da autoria do artista plástico Valdemar Santos, pode ser visitada até 2 de junho.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
23 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC

O conceito de imagem deferida é o mote para a exposição “What his eyes saw”, do artista plástico Valdemar Santos. Ao partir de uma coleção de registos fotográficos Valdemar Santos procurou "uma certa essência, uma certa síntese", onde "uma imagem pode servir para a realização de outra imagem". O desafio foi "colocar menos da imagem figurativa em cada trabalho” e deixar a interpretação também para o espetador.

“Se fizesse uma analogia” das obras “com as questões da literatura, diria que são contos curtos”, admite o artista. “São imagens curtas, tanto na sua representação como na solução, porque são fragmentos e estão perto, muitas vezes, da abstração”. Em cada sala, o espetador é convidado a seguir as histórias não de uma forma linear.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

O conjunto de trabalhos tem como origem a imagem de registos fotográficos para a realizações em grafite e acrílico com uma proximidade muito grande com a imagem original.

A exposição está patente até 2 de junho no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas.

Partilhe