Fundo de Apoio Social aos estudantes da Universidade de Coimbra tem candidaturas abertas

O período para apresentação das candidaturas decorre até 31 de maio do presente ano.

Milene Santos
05 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

Estão abertas, até 31 de maio, as candidaturas ao Fundo de Apoio Social (FAS) aos Estudantes da Universidade de Coimbra.

Trata-se de um apoio específico da Universidade de Coimbra (UC), criado pelo Senado no ano de 2004/2005, como instrumento complementar ao regime das bolsas de estudo. O FAS tem o duplo objetivo de: comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros com manifestas e comprovadas dificuldades económicas; e fazer face a situações de comprovada emergência entendidas como situações de grave risco de sobrevivência de um aluno que não possui ou deixou de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação.

Podem concorrer a este apoio estudantes matriculados e inscritos na UC em ciclos de estudos de licenciatura (1.º ciclo), de mestrado (2.º ciclo), de mestrado integrado e de doutoramento (3.º ciclo).

A candidatura é realizada online. O manual de instruções de candidatura, bem como todas as informações estão disponíveis aqui.

O Conselho de Ação Social dos SASUC aprovou por unanimidade, na reunião de 29/03/2022, o novo Regulamento do FAS, o qual demonstra a forte aposta da UC no reforço do apoio social. Decorrida mais de uma década de vigência deste apoio, cerca de três centenas de estudantes, em cada ano letivo, têm vindo a beneficiar de ajuda financeira para o pagamento de propinas, permitindo-lhes, assim, a conclusão dos seus estudos.