Gala do Desporto 2022 reconhece mérito e projetos de excelência na Universidade de Coimbra

O evento realiza-se a 3 de outubro no Estádio Universitário de Coimbra.

MU
Milene Santos (com Desporto UC)
28 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 3 de outubro, segunda-feira, o Pavilhão I do Estádio Universitário de Coimbra é palco da Gala do Desporto da Universidade de Coimbra (UC) que distingue os vários atores que têm contribuído para a promoção e desenvolvimento do desporto na instituição.

No presente ano serão distinguidos os cerca de 50 estudantes-atletas que conquistaram títulos nacionais nas modalidades de Atletismo, Badminton, Canoagem, Futebol 7, Karaté, Natação, Remo, Taekwondo e Ténis de Mesa, e internacionais, nas modalidades de Canoagem, Futebol 7, Futsal, Judo, Natação e Remo, em representação da AAC/UC e de Portugal.

Durante o evento será também premiado o Núcleo de Estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC) com melhor desempenho na Liga Académica dos Jogos Universidade de Coimbra e atribuído o prémio Fair Play, pertencente ao mesmo evento.

A atribuição do Galardão da Gala do Desporto UC 2022, que visa distinguir/homenagear uma individualidade/instituição que ao longo da época desportiva 2021/2022 se tenha destacado e/ou contribuído significativamente para o desenvolvimento do Desporto na UC, será o ponto alto do evento.

Neste momento de enaltecer o que de melhor se fez ao longo do último ano, serão reconhecidos os projetos levados a cabo pelo Desporto UC que têm contribuído para colocar a instituição num patamar de excelência, quer a nível nacional quer internacional. Exemplos disso são a atribuição da Bandeira da Ética, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto e ainda a atribuição da certificação máxima, nível Platina, no âmbito do Projeto Healthy Campus, promovido pela Federação Internacional de Desporto Universitário e que envolve já mais de 100 universidades de todo o mundo.

A Gala do Desporto de 2022 ficará também marcada pela formalização de Memorandos de Entendimento entre a UC e as Federações Desportivas, no âmbito do Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC que pretende promover a compatibilização do percurso académico e desportivos dos estudantes-atletas de Alto Rendimento.