Academia

GendER@UC clarifica a dimensão de género na investigação

O documento "Guidelines on Gender Dimension in Research - Horizon Europe Funds" descreve os requisitos que devem suportar as propostas a financiamento.

15 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

O projeto GendER@UC EEAGrants, do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC), acaba de lançar um documento com orientações sobre como incluir a dimensão de género para propostas a financiamento do Horizonte Europa (HE).

O documento intitulado Guidelines on Gender Dimension in Research - Horizon Europe Funds descreve de forma clara e detalhada os requisitos que devem suportar as propostas a financiamento, entre os quais: a necessidade de um Plano da Igualdade de Género (GEP) na instituição onde o projeto será desenvolvido; abordar género como um requisito de investigação (na metodologia, na análise dos dados, nas questões de investigação); e apresentar equilíbrio de género nas equipas de investigação.

Da colaboração entre o projeto Supera do Centro de Estudos Sociais (CES) e a iniciativa GendER@UC resultou a criação de um vídeo que resume as orientações divulgadas pela Comissão Europeia (ver no final da notícia).

Mais informações sobre recursos sobre a integração da dimensão de género na investigação podem ser acedidas atrevés do site do projeto GendER@UC EEAGrants: aqui. O documento referente às guidelines poderá ser acedido através de pedido feito para o endereço iiigender@uc.pt.

Para saber mais informações sobre os financiamentos Horizonte Europa contacte as Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra através do email iii@uc.pt.

Partilhe