Universidade de Coimbra lança o maior “Guia de Polinizadores de Portugal”
A obra, que reúne informação científica acessível sobre 222 espécies nacionais de polinizadores, é apresentada a 18 de outubro, pelas 11 horas, na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
"É um guia dedicado ao público em geral, de forma a sensibilizar para a diversidade de polinizadores que temos no nosso país", resume João Loureiro, investigador no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O “Guia de Polinizadores de Portugal” é lançado no próximo sábado, 18 de outubro, pelas 11 horas, na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, e marca o encerramento do projeto PolinizAÇÃO.
Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia, o projeto arrancou em 2023 com o objetivo de "desenvolver um plano de ação para a conservação e sustentabilidade dos polinizadores", e termina em outubro deste ano "com o lançamento deste guia único, visto ser a primeira obra que contempla tantas espécies existentes no nosso país", salienta o também cocoordenador do projeto PolinizAÇÃO e um dos responsáveis pela edição da obra.
O “Guia de Polinizadores de Portugal” surge com o objetivo de inspirar, sensibilizar e envolver todos os cidadãos na conservação dos polinizadores - organismos essenciais à vida. "Os polinizadores são muito importantes, essencialmente para as plantas agrícolas, das quais 75% precisa destes agentes para que ocorra a produção de fruto e de semente". Sem a polinização, "aquilo que damos como garantido, que é termos as frutas e os legumes no supermercado, ficaria de certa forma comprometido", alerta João Loureiro.
A obra reúne informação científica acessível sobre 222 espécies nacionais de polinizadores, "que vão desde grupos mais conhecidos, como as abelhas, até grupos que se calhar as pessoas não olham como polinizadores, como as moscas, os escaravelhos ou mesmo aves". O guia inclui ainda fotografias, na maioria dos casos a mostrar a interação destes organismos com as flores onde estes se alimentam, e esquemas detalhados que ajudam a reconhecer os diferentes grupos de polinizadores e a identificar detalhes morfológicos úteis.
Carolina Caetano, responsável pela coordenação editorial do livro, considera que "é necessário conhecer para proteger. A grande maioria dos polinizadores em Portugal são insetos, que continuam a enfrentar preconceitos e muitas vezes são encarados com receio. É preciso olhá-los com outros olhos para deixar o medo de lado e protegê-los".
Neste guia, "os leitores podem aprender sobre o fenómeno da polinização e descobrir formas de ajudar, como, por exemplo, através da ciência cidadã. Precisamos de envolver a sociedade na conservação da natureza e esta obra é mais um passo nesse sentido", considera. Como bióloga e comunicadora de ciência, Carolina Caetano procurou desenvolver um guia que "fosse rigoroso, mas também apelativo e acessível". Na sua opinião, a obra "é um recurso valioso para cientistas, professores, cidadãos, decisores e todos os que se interessam pela biodiversidade portuguesa.”
O “Guia de Polinizadores de Portugal” contou com a colaboração de 26 investigadores e especialistas nacionais em entomologia - ramo da biologia que estuda os insectos - e botânica, dos quais 17 vão estar presentes no evento de lançamento. No próximo sábado, 18 de outubro, a Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra será palco de partilha de conhecimento e de experiências, num diálogo aberto com o público.