Há 30 anos que a Universidade de Coimbra está ligada ao mundo pela internet

A 9 de fevereiro de 1993 foi feita a primeira ligação através de internet na Universidade de Coimbra.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
09 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

Edmundo Monteiro fez as primeiras ligações de Coimbra a Lisboa, que ligaram a UC à internet.

© UC | Marta Costa

Ao procurar um artigo para um trabalho de investigação, de doutoramento ou de lecionação, o mais comum é ir pesquisar no computador e, em dois ou três cliques, encontrar, fazer o download ou o pedido, e rapidamente ter o artigo ou o documento no computador para trabalhar. Parece impensável esperar cerca de duas semanas, depois de submeter um pedido por escrito a uma biblioteca, até que chegue, por correio, o artigo pretendido. Impensável, mas não foi há tanto tempo assim que o procedimento se realizava desta forma. Tudo mudou com o aparecimento da internet. Uma "revoulção digital" que chegou à Universidade de Coimbra (UC) a 9 de fevereiro de 1993, precisamente há 30 anos.

Tudo começou com o processo de criação de redes de universidades, uma iniciativa europeia à semelhança do que já existia nos Estados Unidos da América e que ligava as universidades no outro lado do Oceano Atlântico. Com a necessidade de ligar também as universidades europeias à internet, o projeto desenvolveu-se também em Portugal, e culminou com a criação da Rede Académica Portuguesa. Edmundo Monteiro, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, foi um dos envolvidos desde o início. Conta que foi instalado e configurado um circuito que ligava Coimbra a Lisboa, e daí correram os primeiros pacotes que ligaram a UC à internet. "Foi uma coisa que [na altura] não tive a percepção do impacto que ia ter".

Eis o que pode fazer:

O que começou por ser "algo muito limitado", foi mudando rapidamente, acrescenta. "Tínhamos email, transferência de ficheiros e fóruns de discussão. Só mais tarde é que começou a surgir a web", recorda Edmundo Monteiro. "E depois houve uma evolução aceleradíssima que teve um impacto, em termos de atividades de investigação, brutal". E foi algo, continua, que se refletiu em várias áreas: "na produtividade científica, na internacionalização, nos projetos, nos contactos. Hoje toda a gente trabalha em rede, com todo o mundo. Nos anos 80 e inícios dos anos 90, eram coisas impensáveis. Até à ligação à internet, as coisas decorriam de forma muito lenta".

Considera que, com a ligação da Universidade à internet, deu um contributo muito relevante à UC, num "mundo que era completamente fechado" e que hoje vive "numa realidade aberta". "Em termos de investigação e da atividade da Universidade, no ensino, teve um impacto enorme, foi uma revolução". De acordo com Edmundo Monteiro, "com o aparecimento da internet, houve uma mudança radical nas nossas vidas, na nossa forma de ensinar, de investigar, de nos relacionarmos uns com os outros".

A 9 de fevereiro de 1993, à 01:35:06 CET, com o "Assunto: VIVAAAAAAAAA !!!!!!!!!", escrevia Edmundo Monteiro: "A UC ja' tem conectividade com as redes da Europa !!!!!! (...) Temos que comemorar". E 30 anos depois, comemoramos este marco histórico.