Helena Freitas é a nova diretora do Parque de Serralves

A investigadora era já coordenadora geral da equipa diretiva do Parque desde agosto de 2020. A nomeação partiu do Conselho de Administração da Fundação Serralves.

18 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

Helena Freitas é professora catedrática da Universidade de Coimbra.

© Arquivo Diário As Beiras -Luís Carregã

Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, acaba de ser nomeada para o cargo de diretora do Parque de Serralves. O anúncio foi feita pela Fundação Serralves que destaca o seu “extraordinário curriculum na área académica” e o “desempenho de cargos públicos de enorme relevância em Portugal, na União Europeia e junto de organismos internacionais”.

“Assumo agora formalmente a direção do Parque com o propósito de dar maior expressão a um papel mais interventivo do Parque de Serralves em atividades de promoção e divulgação da ciência e à programação para a sustentabilidade”, declara Helena Freitas no comunicado enviado pela Fundação.

A investigadora da Universidade de Coimbra (UC), exercia já o cargo de Coordenadora Geral da equipa diretiva do Parque de Serralves desde agosto de 2020 e, neste cargo, deu já início a um “ambicioso plano de trabalho de contínua valorização natural e estética do Parque, de desenho e avaliação dos conteúdos dos programas de educação para a sustentabilidade e de desenvolvimento de projetos integrados inseridos nas dinâmicas “ do Parque de Serralves, refere ainda o texto.

A nomeação partiu do Conselho de Administração de Serralves. Para a Presidente deste orgão, Ana Pinho, a nova diretora tem “um profundo conhecimento das áreas de atuação da Fundação de que será responsável e aporta, pela sua enorme experiência nacional e internacional e pela sua visão inspiradora, um pragmatismo que reforçará a centralidade da importância estratégica do Parque no projeto de Serralves”, pode ler-se no comunicado.

Helena Freitas é atualmente Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Na UC desempenhou o cargo de Vice-Reitora, entre 2011 e 2015, e é detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável.

Presidiu à Liga para a Proteção da Natureza, de 1999 a 2002, e dirigiu o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra de 2004 a 2012.

É ainda Coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet, coordenadora científica do FitoLab – Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes e integra o Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.