Helena Freitas profere a palestra "A COP 15: uma cimeira crucial para a biodiversidade" no próximo Ciências às Seis!

16 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "A COP 15: uma cimeira crucial para a biodiversidade", com Helena Freitas, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e com moderação de António Piedade.

A sessão está inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis!", iniciativa do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica. A participação é livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Resumo

A 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15), realiza-se de 5 a 17 de Dezembro em Montreal, no Canadá, com a missão de convocar os esforços globais para restaurar e proteger a biodiversidade, adotando o quadro global da biodiversidade pós-2020 e definindo as novas metas de conservação até 2030. O primeiro produto da COP15, a Declaração de Kunming, subscrita por mais de uma centena de países, surge no contexto da Década de Ação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, da Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas e da Década das Nações Unidas para os Oceanos, entre outras iniciativas internacionais estratégicas. No seu preâmbulo, o documento reconhece a estreita relação entre as diversas crises planetárias: a perda de biodiversidade, as alterações climáticas, a degradação do solo e a desertificação, a poluição dos oceanos, os riscos para a saúde humana e a segurança alimentar, que, no conjunto, constituem ameaças à sobrevivência da sociedade, da cultura, da prosperidade e do planeta.

Breve nota biográfica

Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, em 1993, e fez pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996. É Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra desde 2003, e titular da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014 (http://unescobiodiversitychair.uc.pt).

Atualmente é Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra - Ciência para as pessoas e o planeta (cfe.uc.pt). É Diretora do Parque de Serralves, no Porto.