Herbário da UC participa na iniciativa global WeDigBio

O festival de ciência virtual e ações de divulgação científica decorre sexta-feira e sábado (dias 15 e 16).

RS
Rui Marques Simões
14 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Pela primeira vez o Herbário da Universidade de Coimbra vai juntar-se à iniciativa global WeDigBio (Worldwide Engagement for Digitizing Biocollections), evento que junta campanhas de recolha de dados, um festival de ciência virtual e ações de divulgação científica e decorre sexta-feira e sábado (dias 15 e 16).

Um dos grandes objectivos da iniciativa WeDigBio é tornar acessíveis os dados sobre a biodiversidade que se encontram "escondidos" nas colecções de História Natural. Para isso, cidadãos em todo o mundo são convidados a participar em atividades dinamizadas por várias instituições, colaborando nesta tarefa, ao mesmo tempo que ficam a conhecer as colecções e enriquecem o seu conhecimento sobre a importância da biodiversidade.

O evento no Herbário da Universidade de Coimbra decorre na sexta-feira (das 9h00 às 12h30) e no sábado (das 14h00 às 17h30). Em cada dia, o programa inclui uma visita guiada ao Herbário, seguida de uma sessão de transcrição usando a plataforma EXPLORATOR (durante a qual os participantes terão à disposição infusões de várias plantas). Pretende-se que os participantes passem um momento divertido e descontraído, ajudando a “libertar” milhares de dados sobre os exemplares do Herbário.

Os interessados em participar devem inscrever-se através do formulário disponível em https://forms.gle/KHhdDdLa9sdudFmB7.