Homenagem a Jorge Lima Barreto com lançamento de livro e concertos

02 setembro, 2016≈ 2 mins de leitura

O livro “Estética da Comunicação Musical – A Improvisação”, da autoria de Jorge Lima Barreto (1949-2011), vai ser lançado no próximo dia 16 de setembro no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, em Bragança. O lançamento surge no âmbito da II Bienal Jorge Lima Barreto.

A apresentação da obra vai ser feita por José Bragança de Miranda, da Universidade Nova de Lisboa, e contará com a presença do Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Leão. O livro é uma coedição da Imprensa da Universidade de Coimbra com a Câmara Municipal de Vinhais.

Jorge Lima Barreto, compositor e musicólogo, estabeleceu um relçaão constante com a Universidade de Coimbra e a cidade. Colaborou com o CITAC no simpósio Projectos & Progestos, na TAUC na revista Música em Si, na AAC na Revista Via Latina, e no Teatro Académico de Gil Vicente.

Para além do lançamento do livro, vão realizar-se dois concertos de homenagem a Jorge Lima Barreto. O primeiro com J. P. Simões e Isabel Barros, no dia 16 de setembro. O segundo, a 17 pelas 21h30, a encerrar a Bienal, “Vincos” com Carlos Barreto, Carlos Zingaro, Vítor Rua e António Barros.

A obra “Aura – Elegia a Jorge Lima Barreto”, instalação inédita de António Barros, como obra de arte em espaço público, ficará residente na Capela de São Caetano, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.