“Humanidade” é o tema da XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra

09 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC| Milene Santos

“É o maior dos temas que poderíamos pensar, é a própria Humanidade”. É assim que o Vice-Reitor para Cultura da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão, apresenta o tema da XXIII Semana Cultural da UC (SCUC).

Uma Humanidade que, segundo o responsável, vive tempos desafiantes e que merece por isso ser honrada e homenageada. “A Humanidade na sua responsabilidade umbilical de ligação à Terra, responsabilidade pela casa comum que a todos nos une, mas também essa Humanidade que se ultrapassa a cada momento fazendo, de coisas prosaicas, objetos de arte que nos dão esperança, estímulo e ânimo para todos podermos viver”, remata.

A Semana Cultural vai ter lugar de 1 a 15 de março de 2021 e seguirá o modelo adotado na edição do presente ano, mais próxima do conceito de semana e complementada com três áreas de atuação: o ciclo de teatro e artes performativas Mimesis; o ciclo de música Orphika e a aposta na relação entre a cultura e a ciência através de atividades em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.

“Ancorar a Humanidade na Terra”

O logótipo da próxima Semana Cultural foi um dos tópicos em destaque na sessão de apresentação da iniciativa. Para Delfim Leão, “a imagem identitária é algo que constitui um grande desafio” e este ano “optámos por ancorar a Humanidade na Terra e daí que a própria letra se pareça com troncos de árvore que estão ligados à terra”. “Por outro lado, temos um ramo que desponta, que rejuvenesce,  que dá essa ideia de renovação constante que nós somos convidados  a fazer, e essa responsabilidade que temos em relação a esta casa comum que é a terra que nos nutre e alimenta”, finaliza.

A imagem é da autoria do artista plástico António Barros.

MarcaXXIIISCUC_600

Até 7 de dezembro estão abertas as candidaturas de projetos à XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (mais informações em uc.pt/semanacultural)

A apresentação do tema da 23.ª edição da SCUC decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), uma escolha de local que não foi ao acaso já que a FLUC é “a casa das Humanidades”.

F.Fernandes e Milene Santos