iCBR e INESCC desvendam "O que se Investiga na UC?"

A segunda mostra do ciclo está patente até 19 de maio no CoimbraShopping.

06 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A segunda exposição do ciclo “O que se investiga na UC?” chegou ao CoimbraShopping. Durante o mês de maio, é possível ficar a conhecer mais do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra – iCBR e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra – INESCC, no 1.º piso do espaço comercial.

Mostrar "a interdisciplinariedade do instituto" e apresentar à sociedade "os projetos em curso, com uma vertente de translação e de interação com a clínica", explica o coordenador do iCBR, Henrique Girão. O responsável sublinha que é a ideia da translação que é transversal aos projetos apresentados, "o que implica uma interação forte com a clínica e com os problemas clínicos". É "a diversidade de investigação que se faz no instituto, e o que investigamos pretende resolver problemas clínicos e descobrir de que forma podemos contribuir", acrescenta Henrique Girão.

A investigadora do INESC Coimbra, Ana Soares, revela que vão ser apresentados "alguns exemplos dos trabalhos de I&D em curso nas áreas da transição energética, planeamento de cidades sustentáveis, gestão de recursos hídricos, monitorização ambiental e do património, e planeamento de tratamentos de radioterapia, nos quais se utilizam metodologias avançadas apoio à decisão e de investigação operacional, técnicas de inteligência artificial e tecnologias da informação geoespacial".

"O INESC Coimbra mantém uma estreita ligação à sociedade no apoio ao desenvolvimento de serviços/produtos inovadores, resolução de problemas complexos em ambiente real e definição de políticas", acrescenta Ana Soares.

“O que se investiga na UC?” É um ciclo de exposições que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho que é feito nas várias unidades de investigação da Universidade, no âmbito dos 20 anos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Mais informações aqui.