ICNAS, Colégio das Artes e IIIUC lançam novas metas para os próximos anos

A Sala do Senado recebeu a cerimónia de tomada de posse de João Ramalho-Santos (Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra), Pedro Pousada (Colégio das Artes) e Antero Abrunhosa (ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde).

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
04 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Antero Abrunhosa, Pedro Pousada e João Ramalho-Santos tomaram posse como diretores do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), do Colégio das Artes (CA) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), respetivamente.

Foi com felicitações e desejos de mandatos produtivos que se iniciou uma nova fase para as três unidades orgânicas, numa cerimónia presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, que não esqueceu os caminhos percorridos nos últimos anos.

A grande colaboração do ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde) na investigação biomédica, “uma área em que somos particularmente visíveis, nacional e internacionalmente”, foi destacada no discurso do Reitor da UC. Para o futuro, Amílcar Falcão espera que o crescimento continue “desta forma”, reafirmando a intenção de ampliação ainda durante o mandato, ao avançar com projeto da Subunidade 2+4. “Se agora já somos distintivos, com esse upgrade estaremos na vanguarda a nível internacional.”

As artes ocupam também especial relevo no futuro da UC. Ao dirigir o discurso ao Colégio das Artes, Amílcar Falcão acredita que há “espaço e meios para dar um salto qualitativo na área”. “Estou já a trabalhar ativamente para que a área das artes possa ter um lugar próprio na Universidade de Coimbra”, garantiu. “A Universidade precisa que isso aconteça”.

Para o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), Amílcar Falcão reconhece os desafios da unidade orgânica que considera ser uma “criação fantástica a partir de uma ideia completamente disruptiva e, por isso, um pouco utópica”. O Reitor da UC defende que o IIIUC precisa de “avançar para o interdisciplinar”, procurando “convergências, ideias e consensos”.

Eis o que pode fazer:

Antero Abrunhosa avança para o terceiro mandado à frente do ICNAS, “uma unidade orgânica pequena, mas das mais ambiciosas”, defende o diretor. “Hoje o ICNAS é uma unidade de investigação avançada com uma atividade científica inegável mas é também uma unidade de referência do Sistema Nacional de Saúde”.

Durante este mandato, Antero Abrunhosa quer avançar para o chamado “ICNAS 2.0”, em conjunto com a Faculdade de Medicina da UC. Além do Instituto se estender para a subunidade 2+4, está também prevista a instalação de um ciclotrão “que finalmente consiga aliar o diagnóstico com a terapêutica”, explica o diretor do ICNAS. Trata-se de uma área “fortíssima da medicina chamada teranóstica e que pode transformar Coimbra num dos grandes pólos europeus de investigação”, conclui o responsável.

Eis o que pode fazer:

O Colégio das Artes está agora nas mãos de Pedro Pousada, que até ao momento ocupava o lugar de subdiretor. Nos últimos anos, o CA “consolidou- se como um espaço de afirmação artítico” defende Pedro Pousada, elogiando o trabalho do antecessor António Olaio.

“Estamos focados num ensino artístico avançado”, avança o diretor, “para se desenvolver um projeto de investigação em arte baseado na prática profissional”. O Colégio das Artes “é um dos lugares onde a arte contemporânea acontece e se manifesta na cidade de Coimbra” e onde muitos artistas “conseguem encontrar espaço para desenvolver a sua investigação”, defende Pedro Pousada. “O Colégio das Artes é um lugar que se tornou inovador”.

Eis o que pode fazer:

O Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos, assume também o cargo de diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC). “O meu objetivo é continuar a potenciar o que de muito bom foi feito e tentar fazer outra coisas um pouco diferentes”, garante o responsável.

Para os anos que se seguem, João Ramalho-Santos promete “criar novas ofertas e iniciativas que não se sobreponham a outras e que prometam projetos cada vez mais ambiciosos a todos os níveis, não só na investigação e inovação, mas também na sustentabilidade e na responsabilidade”.

A cerimónia de tomada de posse de João Ramalho-Santos, Pedro Pousada e Antero Abrunhosa decorreu na Sala do Senado da Universidade de Coimbra a 4 de abril. Mais informação aqui.