ICNAS e ULS Coimbra assinam protocolo para promover a investigação sobre estimulação eletromagnética

Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde vai colaborar com a Unidade Local de Saúde de Coimbra na investigação em neuro-imagem funcional e clínica e no tratamento de doentes com recurso a estimulação eletromagnética transcraniana.

29 fevereiro, 2024≈ 4 mins de leitura

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC) e o Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Psiquiatria, Unidade de Neuromodulação, da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), assinaram esta quinta-feira, 29, nas instalações do Serviço de Psiquiatria da ULS Coimbra (em Celas, Coimbra), um protocolo para a colaboração das duas instituições na investigação em neuro-imagem funcional e clínica e no tratamento de doentes com recurso a estimulação eletromagnética transcraniana.

“A estimulação magnética transcraniana é um dos principais métodos físicos não invasivos, baseado na geração de um campo eletromagnético para modulação da resposta neuronal de determinada área cerebral, que tem vindo a ser utilizado nas últimas décadas”, explica Horácio Firmino, Diretor do CRI de Psiquiatria da ULS Coimbra, acrescentando: “tem sido utilizada na Depressão, Esquizofrenia, Perturbação Obsessivo-Compulsiva, Dor crónica, Perturbação de Stress Pós-Traumático, Perturbação de Tiques, entre outras”.

“Sendo o ICNAS uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, com caráter multidisciplinar, que faz investigação científica e clínica de topo no âmbito das tecnologias nucleares aplicadas à saúde, e a ULS Coimbra uma instituição de referência a nível nacional e internacional, que se pauta pela inovação e por elevados padrões de diferenciação e qualidade clínica, técnica e científica, faz todo o sentido promover a colaboração entre as duas instituições”, frisa Horácio Firmino. “Acreditamos que esta parceria vai dar frutos muito importantes, tanto para a comunidade científica e académica, como para os nossos doentes, com quem temos o primeiro de todos os nossos compromissos”, conclui.

O protocolo prevê a colaboração entre as duas instituições em duas vertentes: a vertente de tratamento, designadamente com recurso a estimulação eletromagnética transcraniana a doentes acompanhados na Unidade da Neuromodulação; e a vertente de investigação, nomeadamente na área da neuro-imagem funcional e clínica (investigação dos outcomes terapêuticos da neuromodulação). Os doentes participantes na vertente de investigação e/ou de tratamento serão selecionados pela Unidade da Neuromodulação, entre os doentes acompanhados na Unidade que reúnam as condições para participar na investigação e/ou tratamento. A previsão anual de tratamento de doentes com Neuroestimulação será incrementada com este protocolo, passando a abranger cerca de 100 doentes.

“Este protocolo vem reforçar o empenho da Unidade de Investigação CIBIT (Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research) e do ICNAS em fazerem a translação da investigação para a aplicação clínica em concertação com a ULS Coimbra” explica Miguel Castelo-Branco, Vice-Diretor do ICNAS.

Partilhe