ICNAS organiza encontro global COST-NOAR: uma rede europeia de radiofármacos para a terapêutica alfa

O evento vai ter lugar em Coimbra, de 9 a 11 de maio.

MI
Milene Santos (com ICNAS-UC)
08 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra (ICNAS-UC) organiza, nos dias 9 a 11 de maio, o segundo encontro global do Consórcio COST (European Cooperation in Science and Technology) - NOAR (Network for Optimized Astatine labeled Radiopharmaceuticals).

Trata-se da reunião anual de um projeto que pretende implementar uma rede europeia de produção de radiofármacos para o tratamento do cancro baseados no emissor alfa Astatínio-211 (At-211). É uma forma de terapia avançada muito promissora, mas para a qual é necessária uma rede de produção e distribuição, pois a semivida do At-211 é de apenas 7,2 horas.

O ICNAS, que produz desde 2012 radiofármacos de diagnóstico para o mercado nacional, pretende vir a produzir também, num futuro próximo, isótopos de terapêutica, como o At-211. Tal passo será possível aquando da expansão (ICNAS 2.0) a construir no Polo 3, em parceria com a Faculdade de Medicina (Subunidade 2-4). A expansão permitirá implementar em Portugal a chamada abordagem "teranóstica", conceito que alia o diagnóstico à terapêutica e que constitui o paradigma da medicina personalizada: "Tratar o que se vê, ver o que se trata".

A sessão de abertura do evento vai ter lugar no Anfiteatro do Museu da Ciência, no dia 9, pelas 18h00, e contará com as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa, bem como de Jean-François Gestin e Emma Aneheim da COST Association.

Para além dos elementos da rede europeia estarão também presentes elementos da rede americana e japonesa, numa verdadeira aliança global que juntará cerca de 100 dos maiores peritos mundiais nesta área. O programa completo do encontro está disponível aqui.

O site do programa está disponível aqui. Mais informações sobre o encontro de Coimbra podem ser consultadas aqui. O programa é financiado pela UE através de uma COST Action: https://www.cost.eu/actions/CA19114/