Igualdade de género na investigação é aposta da Universidade de Coimbra com projeto Gender@UC EEA Grants

Projeto Gender@UC EEA Grants foi apresentado durante a conferência Gender Equal Research Conference que teve lugar no Auditório da Reitoria da UC.

10 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Com 38 centros de investigação e cerca de 1800 investigadores e investigadoras, a Universidade de Coimbra (UC) apresenta um projeto inovador que quer mostrar o “compromisso da UC para colmatar as desigualdades de género no meio académico, em particular na investigação”. A Gender Equal Research Conference foi o ponto de partida para apresentar o Gender@UC EEA Grants, iniciativa que quer promover “a diversidade nas equipas de investigação científica, processos de recrutamento inclusivos, treino e comunicação, e na produção de conhecimento “gender-sensitive” para assegurar investigação de maior qualidade e com impacto mais significativo”, sublinhou a Vice-Reitora para a Investigação da UC, Cláudia Cavadas.

“Este é o caminho que temos de fazer”, realçou a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. A responsável, presente na conferência, mostrou-se “optimista com este trabalho da UC” que espera que “possa ser um farol a nível nacional para promover a maior participação de mulheres nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática”. “Estão aí os desafios e os financiamentos para os fazer”, acredita Rosa Monteiro.

“Temos agora muitos planos de igualdade, mas esses não devem ser apenas documentos formais que não usamos”, alerta Thorgedur Einarsdóttir. A docente da Universidade da Islândia, parceira no projeto, acrescenta a importância de ter “medidas proativas”. “Conferências deste género são muito importantes para colocar o tema [da diversidade e igualdade de género] na agenda”, afirma.

Sobre a perspetiva de género na investigação, tal como o Gender@UC EEA Grants é apresentado, Thorgedur Einarsdóttir acredita que, enquanto “tema que tem sido negligenciado ou muito difícil de introduzir – porque vemos a ciência apenas como ciência e não de uma perspetiva de género – é realmente progressivo começar a abordar a questão na investigação. Poderá ser a alavanca para outras questões”, defende.

O projeto GendER@UC EEA Grants é coordenado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e financiado pela EEA.

Saiba mais sobre a iniciativa Gender@UC EEA Grants em https://www.uc.pt/research/gender e sobre a conferência Gender Equal Research em https://www.uc.pt/iii/gender/conference

Notícia relacionada: /noticias/artigos/instituto-de-investigacao-interdisciplinar-da-universidade-de-coimbra-lanca-projeto-gender-uc-eea-grants/

Marta Costa e Karine Paniza