II Olimpíadas da Economia

19 novembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Durante o ano letivo 2014/2015 realizam-se as II Olimpíadas da Economia (OE). Depois dos números apresentados no ano passado – 5 distritos, 29 escolas e 464 alunos participantes na primeira fase e 26 alunos presentes na fase final -, a equipa decidiu continuar com o projeto.

As Olimpíadas têm como objetivos fomentar a aproximação entre o ensino superior e o ensino secundário, bem como estimular nos jovens o gosto pela ciência económica. A presente edição vai contar, para além das Olimpíadas, com o I Concurso de Jornalismo (CJ) que pretende fomentar nos jovens o gosto pela escrita.

As Olimpíadas vão decorrer em duas fases: a primeira consiste numa prova de escolha múltipla nas escolas, a realizar a 14 de janeiro de 2015; e a fase final, em Coimbra, nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2015. O Concurso de Jornalismo, por sua vez, realiza-se em três fases. A primeira consiste na elaboração de uma crónica, até 19 de dezembro. Os candidatos vão ter ainda de elaborar uma reportagem sobre a primeira fase das OE, entre 14 e 24 de janeiro e sobre a fase final, em Coimbra, entre 10 e 12 de abril.

A fase final de ambas as iniciativas vai ser o culminar de todo o projeto, e a organização espera que seja “um fim-de-semana cheio de dinamismo e com experiências inesquecíveis”. A fase final das II OE vai contar com 27 alunos enquanto que a fase final do I CJ conta com cinco alunos. Nas Olimpíadas, está prevista a representatividade de todos os distritos através de um contingente especial que apura obrigatoriamente um representante de cada distrito. As escolas podem inscrever-se até 19 de dezembro de 2014, em formulário próprio a fornecer pela Comissão Organizadora.

Mais informações, bem como os regulamentos de ambos os concursos, poderão ser solicitadas via e-mail para olimpiadaseconomiaescolas@gmail.com ou relacoesinstitucionaisoe@gmail.com .”