Multimédia

iiiUC promove ciclo de debates para assinalar 20 anos

O ciclo de três debates interdisciplinares são organizados pela Comissão de Comunicação de Ciência do Conselho Científico do iiiUC.

03 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe os três debates interdisciplinares do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC). O objetivo é debater temas de relevo para a investigação na Universidade. "A celebrar os 20 anos dos iiiUC criámos um ciclo para mostrar a interdisciplinaridade entre várias áreas", revela Nuno Peixinho, que integra a Comissão de Comunicação de Ciência do Conselho Científico do iiiUC, que organiza.

O primeiro debate, com o tema “O Método Científico, como quando e onde?” realiza-se a 16 de fevereiro e pretende levar o público “a refletir mais sobre as consequências [do método científico] nas diferentes áreas”. “Estamos certos que vai ser um debate muito interessante, principalmente porque não estamos habituados a pensar como a ciência se cruza com a justiça”, por exemplo, acrescenta Nuno Peixinho.

“O iiiUC está centrado na interdisciplinaridade e encontrámos, nas nossas discussões, que no método científico, sendo transversal a todas as ciências, há visões muito diferentes sobre o que é e como funciona”, conta Nuno Peixinho. De acordo com o responsável, tornou-se assim, “um ponto de partida muito interessante para o debate”.

O evento é gratuito, mas as inscrições são obrigatórias e devem ser feitas através de formulário online no endereço disponível aqui.

Depois da primeira sessão a 16 de fevereiro, o Ciclo de Debates Interdisciplinares continua a 27 de abril, com o tema "Comunicação de Ciência, como, quando e onde?" e a 22 de junho, com o tema "Investigação e Pandemia, aprendemos alguma coisa?".

Mais informações sobre o ciclo aqui.