IluEstrada. Um itinerário com ilustradores brasileiros para ver na FLUC

FF
FLUC
18 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na semana de 21 a 25 de novembro terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) a IluEstrada. Um itinerário com ilustradores brasileiros. A iniciativa, uma proposta de Thales Estefani para o Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC, inclui uma exposição do trabalho de seis ilustradores brasileiros residentes em Portugal. A mostra estará patente durante uma semana no átrio do Teatro Paulo Quintela.

O objetivo do IluEstrada é criar um caminho, um percurso para o encontro, entre ilustradores brasileiros e o Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC. É uma via de acesso que convida a acompanhar para compartilhar experiências e compreender melhor os processos de conceção e técnicas de realização de livros ilustrados – e não só.

A partir da metáfora de uma “BR” que cruza o Atlântico, Coimbra recebe artistas que compartilharão as suas trajetórias, – em toda a polissemia das palavras –, contribuindo para fortalecer a presença das obras ilustradas no contexto da FLUC e difundir a sua importância à comunidade em geral.

No dia 25 os ilustradores estarão presentes na sala do Instituto de Estudos Brasileiros para duas mesas-redondas:

10h45: Mesa-Redonda sobre “Ilustração e Literatura Infantojuvenil”.
Ilustradores: Alexandre Rampazo, Carlo Giovani e Yara Kono
Moderação: Jaqueline Conte

15h00: Mesa-Redonda sobre “Ilustração e Desdobramentos”.
Ilustradores: Renata Bueno, Najla Leroy e Evandro Renan
Moderação: Thales Estefani

A jornada abrirá com uma visita guiada pela exposição, entre as 10h00 e as 10h40.