Imagiologia médica de ponta com novo Tomógrafo PET

Combinando as diferentes ferramentas de imagiologia cerebral disponíveis no ICNAS, os principais ganhos serão na produção de conhecimento nas áreas de diagnóstico e terapêutica em neurologia, cardiologia e oncologia.

KP
Karine Paniza
07 dezembro, 2021≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou um tomógrafo PET que vai proporcionar ao Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) condições ímpares a nível nacional para a investigação em imagiologia cerebral.

“Este é um equipamento de imagem médica baseado numa tecnologia chamada tomografia por emissão de positrões”, mas é um equipamento de uma geração digital “muito recente” e de capacidade aumentada "que traz grandes vantagens ao nível da clínica e, sobretudo, ao nível da investigação”, revela Antero Abrunhosa, diretor do ICNAS.

Eis o que pode fazer:

Este tomógrafo é um dos dois equipamentos PET que a Universidade de Coimbra acaba de receber no âmbito da infraestrutura de investigação BIN – Rede Nacional de Imagiologia Cerebral, que está sediada no ICNAS, sob coordenação do docente da Faculdade de Medicina e investigador Miguel Castelo-Branco. “É um projeto multiplicador”, já que esta infraestrutura “permite que se multipliquem as colaborações entre os centros de investigação”. “A instalação dos tomógrafos Pet foram cruciais para que nós hoje sejamos o único nó de imagem médica do EurobioImaging”, acrescenta o coordenador.

Foi ainda apresentado durante a cerimónia de inauguração, o projeto ICNAS 2.0, “que nasce de um projeto maior” que estaria incluído no término das obras do Polo 3 e com a instalação de um equipamento pioneiro que consegue além de diagnosticar, tratar determinadas doenças. “Poupámos mais de 50 milhões de euros ao país e somos hoje autossuficientes ao nível nacional da produção de radiofármacos”, ressalta Amílcar Falcão. “Não queremos perder esse comboio e, para isso, temos de ter o ICNAS 2.0 e dar um passo em frente”, finaliza.

A inauguração contou ainda com as intervenções do Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, Jorge Brandão e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O projeto BIN - Infraestrutura Central da Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral - Infraestrutura Central/ Brain Imaging Network (CENTRO-01-0145-FEDER-022118 l PINFRA/22118/2016) foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeira, através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) do Portugal 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. através de fundos nacionais (Orçamento de Estado).