Impressão 3D para dar ao mundo uma “mão amiga”: Presidente da e-NABLE visita a UC

28 outubro, 2015≈ 2 mins de leitura

© Cristina Pinto

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebe, amanhã, dia 29 de outubro, Jon Schull, cientista do Instituto de Tecnologia de Rochester (Rochester Institute of Technology) e presidente da comunidade e-NABLE, uma rede mundial de voluntários que produzem mãos robóticas em impressoras 3D para ajudar pessoas carenciadas que precisam de próteses baratas e eficientes.

Jon Schull vai proferir uma palestra sobre as atividades da e-NABLE, intitulada “Low cost open source 3D printed prosthetic hands”, às 11 horas, no Anfiteatro do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), no Polo II da UC.

Fundada em 2013, a e-NABLE (http://enablingthefuture.org/) conta atualmente com mais de três mil voluntários de todo o mundo e já entregou mãos protéticas em 37 países.

O ISR tem contribuído para o conceito central desta Organização Não Governamental (ONG), criando modelos que aumentam as capacidades dos dispositivos desenvolvidos no âmbito da e-NABLE. Recentemente produziu uma nova versão de mão robótica para uma criança de Figueiró dos Vinhos, que nasceu com uma malformação na mão direita.