Academia

Iniciativa para promover a capacitação de mulheres da UC junta três dezenas de investigadoras no Luso

Durante dois dias, 30 investigadoras doutoradas da Universidade de Coimbra participaram no Bootcamp for Women Researchers @ UC que contou com workshops, palestras e acompanhamento individual.

28 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Capacitar e dar ferramentas a mulheres investigadoras, em diferentes estadios de carreira. Este foi um dos principais objetivos do Bootcamp for Women Researchers @ UC, que juntou 30 investigadoras da Universidade de Coimbra (UC) numa formação imersiva para "aumentar as perspetivas de género em todos os processos da investigação". De acordo com a Vice-Reitora para a Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas, "temos alguns dados que mostram que as mulheres têm tendência a concorrer a financiamentos menos competitivos" por isso o workshop dedica-se também a mostrar as "vantagens da capacitação de mulheres na investigação".

"Tendemos a fechar as nossas redes nos pares", lamentou a antiga Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Presente na mesa redonda que incluía "mulheres em posições e experiências de liderança", Rosa Monteiro defendeu que "a diversificação é absolutamente estratégica". "Ao termos uma aliança forte umas com as outras percebemos, por exemplo, que há um conjunto de dificuldades que são comuns e, assim, temos uma blindagem sólida para lhes resistirmos", garante.

"Como promover a igualdade de género nos processos e conteúdos de investigação", "Gestão de projetos", "Liderança de equipas" e "Comunicação e dissseminação de ciência" foram algumas das temáticas. A iniciativa incluiu ainda atividades de promoção de interdisciplinariedade. "Nós estamos aqui para capacitar as mulheres para que consigam dar o salto para projetos muito mais competitivos, como ERCs (European Research Council) ou outros projetos europeus". Para além disso, explica Cláudia Cavadas, "é uma excelente oportunidade para essas investigadoras criarem redes informais de partilha para que consigam chegar mais longe.".

Inserido no projeto GendER@UC EEA Grants, o Bootcamp for Women Researchers @ UC pretendia ainda promover acompanhamento individual e sensibilização para a importância da participação e representação em todas as funções de ciência auto-propostas em que as mulheres estão sub-representadas.

Mais informações sobre o Bootcamp for Women Researchers @ UC aqui.