Iniciativa UC Challenges for Global Sustainability com novo prazo de inscrições

As inscrições para a iniciativa que visa sensibilizar e mobilizar estudantes do ensino secundário e da UC para a conceção de projetos concretos e viáveis que respondam aos ODS estão abertas até 11 de março.

21 fevereiro, 2022≈ 4 mins de leitura

A iniciativa UC Challenges for Global Sustainability tem como objetivo desafiar os estudantes a conhecerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e a desenvolverem projetos com potencial de transformação e replicação, capazes de contribuírem para um mundo melhor.

O prazo para inscrições na iniciativa foi alargado até 11 de março em: https://salvarofuturo.uc.pt/uchallenges/.

A UC Challenges for Global Sustainability destina-se a alunos do ensino secundário (Portugal e Brasil) e a estudantes da Universidade de Coimbra. No caso dos alunos pré-universitários, é pedido que apresentem um projeto para responder aos desafios globais relacionados com pelo menos um dos ODS. No que diz respeito aos estudantes universitários, devem apresentar um projeto que responda a um de cinco desafios relacionados com “Alimentação e Desperdício”, “Alterações Climáticas e Água Acessível”, “Desigualdades Sociais e Económicas”, “Saúde e Qualidade” ou “Smart Cities Sustentáveis”.

Após submeterem as propostas, os participantes terão a oportunidade de frequentar a UC Global Sustainability Academy, que dá acesso a formações online com intervenções inspiradoras de especialistas na área da sustentabilidade e onde poderão aprofundar os conhecimentos e desenvolver o projeto. Os candidatos selecionados para a segunda fase serão apoiados no desenvolvimento do projeto por mentores e participarão num bootcamp na Universidade de Coimbra, que inclui formação, conversas inspiradoras e motivacionais e reuniões com especialistas. A realização, acompanhamento e mentoria dos projetos são apoiados pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

No final, serão premiadas três equipas no escalão do ensino secundário e uma equipa no escalão dos estudantes universitários. As equipas vencedoras poderão implementar os seus projetos com o apoio da Universidade de Coimbra e ganham um certificado de formação e prémios.

O projeto insere-se no firme compromisso da Universidade de Coimbra para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Recorde-se que a UC – que tem a ambição de ser a primeira universidade nacional a atingir a neutralidade carbónica até 2030, através do desenvolvimento de uma política de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade – ficou classificada, em 2021, no top-25 mundial (e 1.ª a nível nacional) no Times Higher Education Impact Ranking, o barómetro global que avalia o desempenho das instituições de ensino superior no cumprimento dos ODS da ONU.

Todas as informações sobre a iniciativa podem ser encontradas aqui.