“Inovação em Saúde” regressa para moldar o futuro

O evento procura dinamizar a troca entre o tecido empresarial e investigadores de tecnologias de ponta para acelerar a adoção de novas tecnologias na área da saúde.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
10 dezembro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC | DCM

A realizar-se pelo segundo ano consecutivo, o "Inovação em Saúde" é um "evento de sucesso porque temos vindo a conseguir juntar os parceiros de investigação e desenvolvimento da região Centro em torno do tema da saúde, e sobre o qual temos vindo a fazer um trabalho de consolidação do ecossistema", salienta o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade, Nuno Mendonça. Esta segunda edição contou com mais de 150 inscritos que se dirigiram ao Departamento de Engenharia Civil do Pólo II da UC para "assistir a esta partilha de boas práticas daquilo que é inovação em saúde".

O dia foi preenchido a debater os temas mais atuais da inovação no setor, um keynote speaker de destaque na área da saúde e uma mostra tecnológica com demonstrações ao vivo de projetos e tecnologias desenvolvidas pelos parceiros do projeto regional INOVC+ (Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro), liderado pela UC e financiado pelo programa Centro2030. Das 23 entidades que o compõem, "instituições de referência da região Centro ligadas ao Ensino Superior, à investigação e à transferência do conhecimento, 16 estão hoje aqui presentes com tecnologia própria", destacou Nuno Mendonça na sessão de abertura.

"O ecossistema é vivo, existe e tem múltiplos agentes com esta necessidade de mostrar aquilo que estão a fazer", considera o Vice-Reitor da UC, "e é isso que nós queremos, é apoiar cada vez mais esta dinâmica de região". O "Inovação em Saúde" pretende, por isso, ser um espaço de interação entre investigadores e empresas com um propósito comum: moldarem o futuro da saúde. "É preciso discutir quais são os próximos passos, quais são as próximas inovações, como chegar às próximas inovações, qual é o papel da inteligência artificial nisto e quais os seus limites", aponta Nuno Mendonça.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página

O evento terminou com visitas técnicas e demonstrações guiadas a unidades de investigação em saúde da UC localizadas nos diferentes polos, permitindo aos participantes um contacto direto com a investigação de excelência que se realiza na Universidade e identificar potenciais oportunidades de colaboração. "Para o ano, estaremos cá outra vez porque há todo um trabalho em rede que é essencial consolidar e, acima de tudo, aproximar os investigadores daquilo que são as necessidades que o mercado da saúde tem", garante o Vice-Reitor da UC.

O "Inovação em Saúde" é cofinanciado pelo projeto regional INOVC+. Organizado pela Universidade de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra e AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, o evento contou ainda com o apoio do Health Cluster Portugal.

Para mais informações visite aqui o site oficial da edição 2025 do "Inovação em Saúde”.