“Inovação em Saúde” mostra tecnologias inovadoras ao tecido empresarial

A exposição, instalada no Pólo II da Universidade de Coimbra, conta com 85 tecnologias, produtos e serviços inovadores.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
16 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Inovação e Saúde” é um espaço de partilha entre investigadores e o tecido empresarial regional, no qual são mostradas tecnologias e serviços em desenvolvimento na área da Saúde. Organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela e pela Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), a iniciativa conta com 250 participantes inscritos.

Nas palavras do Pró-Reitor da UC para a Saúde e Bioética, José Pedro Figueiredo, a saúde é “uma área de conforto para a Universidade de Coimbra à qual atribuímos muita importância.” A iniciativa decorre no âmbito das atividades do consórcio INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, liderado pela UC, e que vai ao encontro de “uma das nossas linhas estratégicas de atuação que é a da ocupação do território na região centro, proporcionando às comunidades o acesso ao ensino universitário, à investigação e à inovação”, recorda o Pró-Reitor.

Na mostra estão representadas diversas empresas, onde se incluem instituições de ensino superior, centros tecnológicos e parques de ciência e tecnologia. “São tecnologias que não estão prontas a aplicar, precisam de desenvolvimento complementar, mas têm de ser mostradas para encontrarem financiamento”, explica Nuno Mendonça, responsável pelo projeto INOVC+. O “Inovação em Saúde” é assim um “elo de ligação entre os consorciados do INOVC+ com o tecido económico, onde são identificadas tecnologias que possam ser de interesse para o mercado.”

Eis o que pode fazer:

O Presidente Honorário da AIBILI, José Vaz-Cunha considera que o grande objetivo da iniciativa “é desenvolver parcerias e ajudar os outros a alcançar objetivos, nomeadamente nas áreas da tecnologia e da saúde.”

“Coimbra e a região centro têm todas as condições para serem excelentes nesta área.”, defende José Vaz-Cunha. Por ter uma dimensão menor em relação ao Porto e a Lisboa, na região centro é mais fácil criar redes de conectividade entre parceiros, “no entanto, não se criou ainda um ambiente de proximidade e de colaboração, e esse é que é o grande desafio”, concluiu.

Além da mostra tecnológica, o evento conta com momentos de discussão e de partilha sobre as temáticas “De Big Data a Good Data: Desenvolvimento de Modelos Clínicos Confiáveis de IA" e “Medicina Personalizada: Desafios da Cadeia de Valor”.

Saiba mais informações sobre o programa de atividades e o portefólio tecnológico aqui.