Institucional

Inovação@UC volta a colocar a inovação em debate

ATUALIZAÇÃO (26/10) - Novo prazo de inscrições - 2 de novembro!

29 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© DR

No dia 9 de novembro, o Convento de São Francisco, em Coimbra, vai acolher a 2.ª edição do Inovação@UC, evento promovido pela Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade (CISRC) do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

“Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Coimbra volta a promover um evento de extrema relevância, uma vez que discute a inovação, sempre presente no quotidiano da UC, em projetos de investigação, na lecionação, em iniciativas de ligação com a sociedade ou na forma como respondemos aos desafios societais. Mais relevante se torna quando não convidamos apenas a comunidade UC para esta reflexão, mas também toda a cidade”, salienta o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, a 2.ª edição do Inovação@UC “comprova, mais uma vez, como a autarquia se pode e se deve associar às diversas instituições de relevo na cidade para acrescentar valor”. “Queremos tornar Coimbra num laboratório experimental da inteligência, para que se possam experimentar novas tecnologias, novos projetos e novas ideias, para que Coimbra seja, efetivamente, uma cidade de futuro”, acrescenta.

Ao palco vão subir vários docentes e investigadores da Universidade de Coimbra (UC), mas também membros de empresas e de outras instituições de investigação, desenvolvimento e inovação. De forma breve, em apresentações de 15 minutos, os oradores vão partilhar com o público os seus projetos, em particular o seu fator inovador, estimulando a partilha e a reflexão alargada sobre a transversalidade da inovação.

Segundo a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, esta é “uma oportunidade única de networking no Centro do país”. A iniciativa regressa para “colocar a Inovação no Centro da atividade da Universidade de Coimbra, partilhando o que de melhor se faz em todas as áreas do saber e o seu impacto na economia e na sociedade”, refere o Presidente da CISRC, Alcino Lavrador.

A iniciativa é dirigida a toda a comunidade UC – estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico –, mas é também aberta a toda a comunidade. Tem entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 2 de novembro em https://inova.uc.pt/.

O programa da edição de 2022 está disponível em https://inova.uc.pt/.