Inquérito - Estudo DETECT sobre prevenção de saúde mental grave em Portugal

20 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do King's College London (Reino Unido) lançaram um novo estudo sobre prevenção de saúde mental grave em Portugal, financiado pela Associação Portuguesa de Investigadores e Estudantes no Reino Unido (PARSUK).

O estudo, denominado Detect, tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de rastreio online para identificar jovens adultos que possam estar a experienciar os primeiros sinais de uma possível doença mental grave como esquizofrenia ou outra perturbação psicótica. Este tipo de ferramentas estão também a ser desenvolvidas noutros países como o Reino Unido, e têm como objetivo identificar jovens em risco atempadamente de modo a atrasar ou mesmo prevenir este tipo de doença mental grave.

Todos os jovens adultos entre os 18 e 35 anos residentes em Portugal são elegíveis. Para participar basta preencher um formulário online, de 15 minutos, através do link: http://www.projectdetect.co.uk/.

Alguns participantes serão convidados para uma entrevista online e receberão uma recompensa pelo seu tempo.