Instituições de Ensino Superior que integram projetos de Universidades Europeias partilham boas práticas na UC

A Universidade de Coimbra integra a EC2U Alliance - European Campus of City-Universities juntamente com as universidades de Poitiers (França), Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia), Pavia (Itália) e Jena (Alemanha).

21 janeiro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) foi a anfitriã da ação de divulgação e partilha de boas práticas de candidaturas à iniciativa Universidades Europeias. Um momento "de uma importância enorme" visto ser através da partilha que "poderemos formar cidadãos mais tolerantes e inclusivos", sublinhou o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva. Tendo a UC "uma história de abertura e inclusão", o responsável não quis deixar de mostrar "o entusiasmo e forte compromisso" por aquilo que considera que "é o nosso futuro".

"É sempre possível fazer mais e melhor, não só ao nível dos conteúdos mas também no apoio ao nível das candidaturas", garantiu a diretora da Agência Erasmus+ Educação e Formação, Cristina Perdigão, durante o evento, sublinhando "a necessidade da partilha de conhecimento". A ideia foi partilhada pela diretora geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Bento. Apesar de as dez instituições de Ensino Superior portuguesas que já fazem parte [de campus europeus] já participarem em várias reuniões europeias, "não temos visto oportunidade destas instituições nacionais de fazerem este caminho de partilha de trajetória, que é fundamental", afirma.

Só podemos ter um futuro melhor se tivermos instituições de Ensino Superior excelentes e inclusivas, que sejam uma base para sociedades abertas e sustentáveis

Maria da Conceição Bento adiantou ainda que "só podemos ter um futuro melhor se tivermos instituições de Ensino Superior excelentes e inclusivas, que sejam uma base para sociedades abertas e sustentáveis". De acordo com o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o evento foi "uma oportunidade". "Estas alianças serão fundamentais no que será o futuro europeu", acredita o responsável. Amílcar Falcão acrescenta ainda que "são mais as virtudes que os defeitos das alianças e são estes eventos e este trabalho que vão permitir trocar experiências que nos permitem avançar". "Vamos ter de olhar para as alianças como o futuro natural das redes europeias do Ensino Superior", reforçou o Reitor da UC.

O encontro teve lugar no Auditório da Reitoria da UC e juntou, para além da Universidade de Coimbra, representantes da Universidades de Lisboa, Beira Interior, Aveiro, Lusófona e Porto, e dos Institutos Politécnicos do Porto, Leiria e do Cávado e Ave, que partilharam as boas práticas nos seus projetos europeus. A UC partilhou a experiência enquanto parte integrante do projeto EC2U Alliance - European Campus of City-Universities, em que participa juntamente com as universidades de Poitiers (França), Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia), Pavia (Itália) e Jena (Alemanha).

Houve ainda oportunidade de ouvir Ioana Dewandeler, policy officer directorate-general for Education and Culture, Unit for Higher Education, que fez um convite à apresentação de candidaturas 2022 às "Universidades Europeias", e a presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Pereira, sobre a atribuição de bolsas de investigação para doutoramento pela FCT no âmbito desta iniciativa. O chefe da equipa Ensino Superior Agência Erasmus+ Educação e Formação, Gustavo Alva-Rosa, também apresentou as restantes iniciativas geridas de forma centralizada na Agência Executiva da Comissão Europeia.