Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC lança dois cursos na área da investigação

As candidaturas para os cursos abrem hoje, dia 1 de setembro, e encerram a 30 deste mês.

MU
Milene Santos (com iii UC)
01 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

O Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra lança dois cursos, não conferentes de grau, na área da investigação: o "Curso de Especialização Avançada: Narrativas, Bioética e Integridade na Investigação Científica" e o "Curso de Formação: Investigação e Inovação Interdisciplinar em Biomedicina e Biotecnologia".

João Ramalho, coordenador do "Curso de Especialização Avançada: Narrativas, Bioética e Integridade na Investigação Científica", destaca que com “este curso pretende-se, utilizando exercícios e exemplos práticos, que os estudantes adquiram noções de bioética aplicada à integridade na investigação científica, na área das ciências naturais e da saúde". "Além de introduzir a narrativa como ferramenta de humanização, reflexão e análise, permite avaliar a sua relação com outros/as investigadores/as, estudantes ou sujeitos envolvidos num trabalho ou estudo (como doentes ou cuidadores)”, refere ainda o investigador.

Já o "Curso de Formação: Investigação e Inovação Interdisciplinar em Biomedicina e Biotecnologia" procura "dar aos/às estudantes experiência em ambiente laboratorial na área da biomedicina e biotecnologia ou em áreas como comunicação em ciência no âmbito da biomedicina", afirma o seu coordenador Paulo Oliveira. "O curso pretende iniciar o/a estudante na atividade científica, desenvolver o seu sentido crítico, criatividade, capacidade de comunicação oral e escrita e fomentar a autonomia científica, de uma forma fortemente interdisciplinar”, acrescenta o responsável.

As candidaturas para ambos os cursos encontram-se abertas de 1 a 30 de setembro.

Juntamente com estas duas novas ofertas estão também abertas as candidaturas à 3.ª fase dos Programas de Doutoramento do Instituto de Investigação Interdisciplinar.

Mais informações aqui.