Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra lança Projeto GendER@UC EEA Grants

A decorrer em formato presencial, a conferência Gender Equal Research destina-se à comunidade UC. Com início previsto às 10 horas, no Auditório da Reitoria da UC, a inscrição é gratuita, mas obrigatória.

02 setembro, 2021≈ 4 mins de leitura

© DR

A conferência Gender Equal Research, a ter lugar a 10 de setembro na Universidade de Coimbra (UC), é o ponto de partida do projeto GendER@UC EEA Grants, coordenado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e financiado pela EEA.

Com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e de Igualdade, Rosa Monteiro, a conferência pretende apresentar ações e atividades a desenvolver junto da comunidade académica com o objetivo de reforçar a implementação de medidas de integração da componente da igualdade de género nas atividades de investigação.

Com a participação do Centro de Estudos Sociais, a Universidade da Islândia, a Associação das Mulheres Cientistas (Amonet) e a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), as iniciativas vão abranger as unidades de investigação e desenvolvimento da UC nos próximos três anos.

“O projeto GendER@UC pretende promover a igualdade de género na investigação científica, quer em termos de gestão do processo e carreira de investigação, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, gestão de recursos, e tomada de decisões, quer pela promoção de um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante. O reforço da promoção da integração da perspetiva de género nas equipas, nos processos e conteúdos de investigação científica, na Universidade de Coimbra, GendER@UC vai certamente resultar no aumento da qualidade dos resultados científicos gerados nas diversas áreas científicas, e do seu impacto na sociedade. A participação e mobilização de toda a comunidade científica na UC é fundamental para atingirmos estes objetivos”, refere Cláudia Cavadas, coordenadora do projeto, diretora do IIIUC e vice-reitora para a Investigação da UC.

Do programa da conferência contam ainda as intervenções presenciais da presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro, da presidente da FCT, Helena Pereira, da coordenadora nacional das EEA Grants – Portugal, Susana Ramos, e da encarregada de negócios da Embaixada da Noruega, Ellen Aabo, e por videoconferência do diretor geral do Department of Research and Innovation da Comissão Europeia, Jean-Eric Paquet.

A decorrer em formato presencial, a conferência Gender Equal Research destina-se à comunidade UC, cumprindo com todas as normas para garantir as condições de segurança. Com início previsto às 10 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a inscrição é gratuita, mas obrigatória.

A programação completa e formulário de inscrição está disponível em https://www.uc.pt/iii/gender/conference

Mais informações sobre o projeto GendER@UC EEA Grants em https://www.uc.pt/iii/gender