Investigação da Universidade de Coimbra serve de inspiração para exposição de artista visual

A investigação realizada no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE) da FCTUC serviu de base para a exposição “Atravessar a matéria do tempo” do artista Marcelo Moscheta.

SF
Sara Machado - FCTUC
17 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

A investigação realizada no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) serviu de base para a exposição “Atravessar a matéria do tempo” do artista Marcelo Moscheta, aluno de doutoramento de Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

A mostra, inspirada no estudo dos anéis das árvores, está integrada na 3.ª edição da Bienal Fotografia do Porto e pode ser visitada a partir de amanhã, 18 de maio, até 7 de julho, na cidade do Porto.

Esta exposição «aproveita o estado cru de imagens de laboratório, reinterpreta-as, reconfigura-as e acrescenta camadas de diferentes matérias, numa analogia ao sistema de transformação das células que sustentam a árvore e, por conseguinte, a vida», descreve o artista visual.

O resultado da residência artística, acolhida nos últimos meses pelo MedDendro Lab do CFE, integra um dos quatro núcleos expositivos da Bienal, o núcleo “Sustentar”, que promove a colaboração e troca de conhecimento entre artistas e cientistas, agentes sociais e culturais, municípios e empresas, para criar novos imaginários que possam contribuir para a promoção do desenvolvimento regenerativo das cidades.

A Bienal Fotografia, organizada e produzida pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, apresenta 70 artistas e 14 curadores de 27 países e transforma 14 locais no Porto em espaços dinâmicos e criativos com 123 “visit.ações” que inspiram os públicos a participar em Atos de Empatia artística.

O CFE é um dos parceiros estratégicos, tendo como especialistas convidados a coordenadora do centro, Helena Freitas, e os investigadores Cristina Nabais e Miguel Ferreira.

Mais informações sobre o evento aqui.

Partilhe