Investigação desenvolvida pela UC distinguida no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

10 novembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC

A Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Eunice Carrilho, foi a vencedora do prémio “Melhor Comunicação de Investigação”, no XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu no Porto, nos passados dias 6, 7 e 8 de novembro.

O estudo internacional intitulado “Análise biomecânica de superfícies implantares com duplo ataque ácido e modificação química” foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Odontologia de Uberlândia (Brasil) e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Teve como coautores: Rainde Resende e Darceny Zanetta-Barbosa (FOUFU, Brasil); Pedro Antunes e Amílcar Ramalho (FCTUC).

Neste estudo, realizado em cães Beegle, fez-se «um tratamento inovador da superfície dos implantes (duplo ataque ácido seguido de tratamento com micro-ondas e inserção em solução salina isotónica) com o objetivo de melhorar a osteointegração em fases iniciais e precoces após a inserção cirúrgica dos implantes dentários», explica a coordenadora do estudo.

Comparou-se a fixação biomecânica e as propriedades intrínsecas ao torque de remoção, como a energia e rigidez, tendo os autores concluído que, aumentando a hidrofilia é possível influenciar positivamente o potencial osteocondutor e a bioatividade dos implantes.