Investigador da UC desenvolve calculadora adaptada para criança com deficiência motora grave

04 março, 2015≈ 2 mins de leitura

O investigador José Cecílio, especialista em tecnologias assistidas para cidadãos com deficiência desenvolveu uma calculadora adaptada utilizadores com incapacidades motoras.

A “CalcZapper” é uma aplicação para o sistema Android que incorpora um sistema de varrimento de teclas que responde a um único botão de pressão. Segundo o investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, “pressionando um simples botão, é possível aceder a qualquer elemento da calculadora. Além de possuir a funcionalidade para utilizadores com incapacidades motoras, a CalcZapper mantém todas as características de uma calculadora convencional e por isso pode ser utlizada por qualquer cidadão”.

O desafio que esteve na origem do desenvolvimento da “CalcZapper” partiu de Cecília Tomás, uma professora de Educação Especial do Agrupamento de escolas Anselmo de Andrade EB1/JI Feliciano Oleiro, que acompanha uma menina de oito anos com tetraparesia discinética (tipo de paralisia cerebral). A professora incentivou o Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) a desenvolver uma aplicação de cálculo numérico para Android específica para crianças com incapacidades motoras graves.

A tecnologia já está a ser utilizada no Agrupamento de escolas Anselmo de Andrade – EB1/JI Feliciano Oleiro, o que deixa José Cecílio muito satisfeito. “Poder contribuir para aprendizagem de qualquer criança é muito compensador”, confessa o investigador.

Partilhe