Investigadores da Universidade de Coimbra distinguidos pelo Programa Gilead GÉNESE

O prémio, no valor de 32 mil euros, foi atribuído no âmbito do projeto “Spiro-β-lactams as broad-spectrum host-directed drugs for RNA respiratory viruses”.

S(
Sara Machado (FCTUC)
11 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© DR

Teresa Pinho e Melo, Nuno Alves e Américo Alves, do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram distinguidos com o prémio do Programa Gilead GÉNSE 2022, no valor de 32 mil euros, no âmbito do projeto “Spiro-β-lactams as broad-spectrum host-directed drugs for RNA respiratory viruses”.

Este projeto, que visa desenvolver o primeiro agente antiviral espiro-β-lactâmico para vírus respiratórios de RNA, resulta da colaboração do grupo de investigação coordenado pela professora Teresa Pinho e Melo, do Departamento de Química da FCTUC, com os investigadores Inês Bártolo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Nuno Taveira do Instituto Universitário Egas Moniz.

«O grande potencial dos novos compostos espiro-β-lactâmicos, desenvolvidos por esta equipa de investigação, para combater o parasita da malária, HIV e vírus da gripe foi já demonstrado», revela a cientista da FCTUC, acrescentando que, «o trabalho de investigação está agora focado no desenvolvimento e caracterização da atividade das novas moléculas contra os principais vírus respiratórios de RNA (vírus da gripe, vírus sincicial respiratório e SARS-CoV-2) em diferentes sistemas modelo, incluindo ratinhos, e determinar seu mecanismo de ação». Assim, Teresa Pinho e Melo considera o «desenvolvimento de novos agentes antivirais de largo espectro poderá desempenhar um papel fundamental no controle e/ou prevenção de futuras ameaças pandémicas causadas por vírus».

Criado em 2013, Programa Gilead GÉNESE tem como objetivo incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, assim como viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes.

Partilhe