Já é conhecido o cartaz da Queima das Fitas de Coimbra 2022

A Serenata Monumental realiza-se na noite de 19 de maio, no Largo da Sé Nova.

16 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

A Queima das Fitas está de regresso à cidade dos estudantes. Após dois anos de pandemia a maior festa de estudantes do país regressa ao seu formato habitual, de 20 a 27 de maio.

O Parque da Canção recebe a festa cujo cartaz completo foi recentemente apresentado. Nomes como Fernando Daniel, Plutónio, Dino d’Santiago, Profjam, à já habitual atuação de Quim Barreiros, prometem animar as noites do parque.

Os bilhetes diários estão à venda na BOL e a venda presencial começará, dia 18 de maio, nas bilheteiras do Parque da Canção. Os preços variam conforme os dias – entre 4€ (o mais barato para estudante) e 17€ (o mais caro para não-estudante).

Já na noite de 19 de maio, o Largo da Sé Nova é palco da Serenata Monumental. De acordo com a organização, os lugares estão limitados a 200 pessoas sentadas nas escadarias, sendo que, cada faculdade tem um número de lugares em particular. As reservas serão feitas de acordo com a ordem de inscrição no formulário disponível em: https://Linktr.ee/queimadasfitascoimbra

O repertório desta serenata tem a particularidade de conjugar temas de várias gerações da Canção de Coimbra com inúmeros originais de cada grupo. Destaca-se ainda a homenagem a 2 grandes Academistas que partiram recentemente, Cesário Silva e Campos Coroa, com Fado d’Anto, e a homenagem a uma importante figura da Canção de Coimbra, e da Secção de Fado em particular, Paulo “Bummy” Saraiva, que faleceu há 10 anos, com o seu tema original Cantiga de Amores.

Alinhamento da Serenata Monumental 2022

Grupo de Fado Manuel Marques Ensemble
1. Despertar (Carlos Paredes)
2. Fado d'Anto - homenagem a Cesário Silva e Campos Coroa - (letra:
António Nobre/ música: Francisco Menano)

3. Fado da Vida (Nuno Guimarães)
4. Variações Espanholas (Emanuel Nogueira)

Grupo de Fado d'Anto

5. Fado Triste (letra: José Marques da Cruz/ música: Francisco Menano)
6. Os Teus Olhos (letra: Augusto Gil/Vasco Sequeira/ música: Eduardo
Melo)
7. Tempos de Neto (João Barreirinhas)
8. Guitarras do Meu País (letra: Manuel Alegre/ música: António Portugal)
9. Cantiga de Amores (letra/música: Paulo Saraiva)
10.Variações em Sol Maior (Artur Paredes)
11.Balada da Moleirinha (letra: popular/música: popular/Eduardo Melo)
12.Balada da Lembrança (letra: Luís Afonso/ música: Grupo de Fado
d'Anto)

Grupo de Fado MAIO
13.Mar da Figueira (Francisco Zagalo)
14.Balada do Rei Vadio (Luiz Goes)
15.Cântico de um Pescador (Luiz Goes)
16.Dança do entardecer (Francisco Zagalo)
17.Barco à Vela (Francisco Zagalo, Luís Carvalho, Diogo Ferraro, Anselmo
Batista, Francisco Cidade)
18.Balada de Maio (António Vicente, arr. Grupo de Fado MAIO)

19.Balada da Despedida 2022 (Francisco Zagalo, Luís Carvalho, Diogo
Ferraro, Anselmo Batista, Francisco Cidade e Pedro Andrade)
20.Balada de Coimbra (José Elyseu arr. Artur Paredes)

Além do palco principal, o Palco RUC, a cargo da Rádio Universidade de Coimbra, apresenta o seu próprio cartaz com nomes para animar as noites de 20 a 23.